terça-feira, 28 de maio de 2013

A PELADA DA SEMANA PASSADA

A reunião antes da pelada

A nossa equipe de cobertura chegou cedo, quando ainda não havia ninguém no Clube da Caixa. Aos poucos os atletas da Pelada Craques & Craques foram chegando e formaram um bate-papo descontraído ao redor de duas mesas.
Logo se completou o primeiro quadro, ao contrário da semana anterior.
Totonho Cunha organizou os pares e, depois disso feito, Isaac e Moacir tiraram os times, quando muitos craques já se aqueciam no gramado.

Bem equiparadas as equipes, o que se viu foi um pelada bem disputada, com várias chances de gol e, dessa vez, o destaque indo para ambos os goleiros.
No placar final de 1 x 1, para os azuis Alexandre assinalou e Tadeu, chutando de longe empatou depois.
Na Segunda Pelada, times equiparados, o jogo só começou depois de muita confusão no meio de campo. Trocado um craque (Isaac saiu e entrou Marcelo) por não aceitar a formação, o jogo aberto foi repetido e novamente os goleiros se destacaram, apesar de ambos falharem cada um uma vez.
No placar final 2 x 2, com Sandro e Edward marcando para os amarelos. Ninja e Alexandre descontaram para os azuis.

Tivemos a estreia do craque Inácio. Nossos votos de boas-vindas ao craque.


Listaremos a seguir, pela ordem de chegada, todos os Craques:
Jesus de Rita de Miúdo, Paulo Ninja, Érbio, Moacir, Paulino, Massilon, Isaac, Sérgio, Marcelo, Alexandre, Tadeu, Oswaldo, Totonho, Gérson, Lobato, Zezinho, Stone, Medeiros, Nélio, Edward, Inácio, Fusaca, Silvino, Sandro, Fabinho, e Benito.

As faltas mais sentidas na semana passada: A Muralha - Gonzaga e Ademir - O Faro de Gol. Queremos vê-los à noite por lá.

Auguramos que hoje o mesmo número possa se fazer presente.
  
Quadro geral da semana

O Bola Cheia da Rodada fica com Alexandre (o Craque jogou muito em ambas as partidas, marcando em ambas).
A Luva de Ouro fica com o goleiro, Aldo por todas as defesas na Primeira Pelada, principalmente a de mão trocada num belíssimo toque de Nélio. Destacamos o árbitro Josuá pela boa participação em ambos os jogos.
Outros craques se destacaram: Totonho Cunha jogou muito na primeira Pelada, mas gostaríamos de destacar o defensor Oswaldo. O craque tem sido disputado na hora da escolha dos times.
Outro novamente destacado: Fuzaca – A Lenda Viva da Defesa. No entanto (este espaço é democrático), nossa equipe recebeu o seguinte e-mail, vindo de uma conta anônima:
“Amigos, favor corrigir o texto que foi publicado erroneamente no nosso blog, pois quando jogamos com Fuzaca ficamos totalmente vulnerável e desconcentrado, já que esse “atleta” pode ser lendário para comer os pratos (petiscos) dos colegas por ocasião da nossa recreação, jogando bola ele nunca se destacou. Jogar futebol ele não sabe. Aliás, ele começou a jogar pelada após os 55 anos! – Verdadeiros jogadores de futebol (Gonzaga, você, Moacir, Totonho, Vieira...), começaram a jogar bola aos 5 anos!
No geral, belo texto!”


Noutro e-mail, também anônimo, a reclamação veio de forma menos eloquente:

"Fuzaca Lenda Viva? Só se for nos peidos!"

Da Equipe de Produção: Infelizmente nem Pelé agradou a todos. Há quem diga até que Messi não joga nada. Fazer o quê?


QUADRO DE ARTILHARIA

Por decisão da Direção da Pelada Craques & Craques foi proibida a reprodução do Quadro de Artilheiros. No entanto, temos anotado todos os gols e, numa pequena demonstração do nosso empenho, passaremos apenas os nomes dos líderes na artilharia:
Ademir, embora tenha faltado a última pelada, segue líder. Em segundo lugar, dividindo o espaço entre si, Isaac e Alexandre seguem ali, meia dúzia de gols atrás. Edward e Sandro também empatam. Silvino logo atrás.
Outros números só no final do mês vindouro.

NOVO TRABALHO

Por e-mail recebemos a foto abaixo. Segundo o texto no corpo do e-mail (também anônimo) a fotografia retrata um dos nossos craques em sua nova função. Quem será? Alguém se arrisca em dizer quem é?



Algumas fotos antigas para ilustrar essa postagem:









quarta-feira, 22 de maio de 2013

Breve análise

Este ano estamos devendo nas publicações do blog. Há, de nossa parte, certo relaxamento.
O momento talvez esteja sendo inspirado pela não presença física de muitos Craques em nossas peladas. A segunda partida da última quinta-feira chegou a ser patética, com um time jogando com mais um, e alguns craques ficando em campo praticamente obrigados. Eram sete contra oito, espaço demais em campo, para quem já corre de menos depois dos quarenta anos.
Estamos sentindo a falta de Jean, de Matheus Ninja, de João Manoel, de Miguelzinho, de Dr. Henrique, de Wellignton, de Vovô, de Tourinho, Luíz Pereira (sogro de Edward), Bem Hur, Dr. Paulo, Barreto, Goiamim... Tudo gente que cá no gramado do Clube da Caixa em Pium ainda não pisou este ano.
Alguns vieram, mas ultimamente têm faltado. Craques como Dr. Manoel Medeiros, Bitoca, Flávio, os gaúchos Paulo e Jéferson, Desculpe e Erom, como exemplos.
Há os entregues no departamento médico. Os craques Nílson Baresi e Jácio Pitoco são dois exemplos.
Carecemos ligar para aqueles faltosos sem motivos aparentes, instigá-los na volta à Pelada Craques & Craques.
Bom, mesmo com tanta faltas temos visto  - salvo a segunda pelada da noite da última quinta-feira – bons embates. Alguns craques se destacam.
A Direção da Pelada pediu e foi atendida numa coisa: não estamos mais publicando a tabela com a artilharia. Alguns Craques entendiam que a exposição trazia para o campo certa rivalidade entre os Craques e isso atrapalhava o toque de bola.
O certo é que se estivéssemos acompanhando o Craque que estaria liderando, lá na ponta da tabela, seria Ademir. O homem anda fazendo gol de tudo que é jeito, e já em três oportunidades marca três gols numa única noite. Na penúltima quinta-feira se excedeu neste número e foi além. Marcou quatro, coisa que já havia feito no início do ano.
Na sequência teríamos Isaac e Alexandre ali, bem pertinho. Sandro anda faltando muito. Porém, quando vai deixa a sua marca de matador. Esquecer o esforço competitivo de Stone seria um pecado.
Pelo meio avançado temos tido ótimas apresentações dos de sempre. Edward, Érbio, Sérgio Leocárdio, Eddy e Mauro se destacam. O Véi (leia-se Moacir), além do barulho que faz na formação das equipes, se destaca também. Acharam que esqueceríamos dos apoios pelo meio de Silvino? De jeito nenhum!
Pelo meio mais defensivo Marcelo, Massilon, Paulo Ninja, Tadeu e Nélio são  cinco nomes sem esquecimento.
Nas laterais temos O Cruzador (alguém aí sabe dizer o porquê de chamá-lo Paulino?) voando baixo no apoio ao ataque. O Vetera (também atendendo por Totonho Cunha) gingando e encantando, batendo recorde atrás de recorde e, há duas semanas, a volta de Lobatinho. Zezinho na Segunda Pelada é um destaque à parte pela direita, duelando com Benito pela esquerda. Ambos andam jogando um bolão. Curumim arregaçando até bola de aço.
Pela defesa A Muralha (a quem aprendemos chamar de Gonzaga) está de um jeito... não deixa passar nada! Quando joga ao lado da Lenda Viva da Defesa (todos nós o conhecemos por Fuzaca) aí é que não passa absolutamente nada de verdade.
Gérson, quando as contusões lhe deixam, consegue fazer ótimas partidas.
A surpresa do ano é Oswaldo, hoje nome importante e disputado na formação das equipes.
João Ronaldo merece um registro a parte. Só não joga de goleiro.
No gol seguem Paulo Gurgel, Telmo e Azevedo. Tirar um dos três é difícil. Sem contar um novato levado por Érbio que fecha o gol que é uma beleza.
Enfim... vamos tentar ganhar fôlego no blog e nos jogos.

Hoje, certamente, as duas peladas serão melhores.

Futeconfabulando fora do gramado


ELEFANTES BRANCOS
Por Felipe De Sá Tiago

Elefantes Brancos são "elogios futuros" dados aos nossos ainda inacabados estádios. Mas por que elogios? No final do texto a resposta.
Aqui no nosso RN, podemos imaginar a tragédia que será manter um estádio caríssimo para um campeonato estadual. As sedes da Copa das Confederações estão quase prontas. O de Recife entregue e inaugurado hoje, com direito a Dilma em campo e jogo dos funcionários da obra, custou R$ 532 milhões de reais. Grandiosas obras de proporções nunca imaginadas se erguem em torno de cidades, estas muitas vezes, falidas, cheias de dívidas, com problemas de infraestrutura.
- Ei, mas é a copa do mundo no Brasil! Vai dar tudo certo!
Imaginaram e estão vendendo a imagem de um Brasil que eu, que moro aqui a trinta anos, NUNCA vi? Prestaram atenção, que estão convocando a população para ser voluntários durante os eventos? V O L U N T Á R I O S.
Isso mesmo! Vamos fazer de graça para os outros, coisas que ninguém faz para nós mesmo quando PAGAMOS. Exemplos?
Quantas patadas você recebeu em algum órgão público? Quantas vezes você foi maltratado ao receber ou requerer um documento em uma repartição pública?
- Ei, mas é a copa do mundo no Brasil! Vai dar tudo certo!
E a segurança/saúde/transporte durante a copa? Vão investir recursos, pagos por nós com impostos altíssimos, esses muitas vezes, que chegam a fazer com que o arroz e feijão custem a 70% de impostos, para fazer política de boa vizinhança e mostrar que o Brasil passa fome para fazer uma copa a altura das outras.
Mudanças para a copa? Essas são muitas. Vão arrumar delegacias, comprar novas armas, capacitar com cursos nossos policiais, comprar novas viaturas.
Na saúde serão feitos investimentos em hospitais e postos de saúde, contratação de novos funcionários da área, equipamentos modernos e ambulâncias novinhas.
No transporte? Vias de tráfego novas e as antigas reformadas, linhas de trem, de metrô, viadutos, conexões, ônibus…
Pensando bem… Poderíamos fazer um plebiscito para que no lugar de eleições de dois em dois anos, ao invés de eleger políticos, podemos eleger uma copa nova.
- Ei, mas é a copa do mundo no Brasil! Vai dar tudo certo!
Palmas para os nossos elefantes brancos!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Saudosismo



Gente, trazemos copiado do Facebook a belíssima crônica de Felipe de Sá, um apaixonado por futebol, prazer herdado do avô, como veremos no texto abaixo transcrito.
Felipe, aliás, vem se mostrando um cracaço com as letras. Escreve bem.
Qualquer um amante do Esporte Bretão certamente gostará de ler o que leremos a seguir.
Eis o texto, na íntegra, baixo na cor azul para melhor destaque:

"Passou agora um filme na minha cabeça, dos jogos de futebol de antigamente que assistia com vovô lá no quarto dele.
Até hoje ele assiste TUDO de futebol. Campeonato inglês, francês, russo, até o turco... Não decora os nomes dos jogadores, nem dos times. Mas eu, no alto dos meus trinta anos, me lembro um pouco daquela época dourada de domingos inteiros com os olhos vidrados na telinha.
Tive a honra de ver o Zidane jogar. O mais elegante dentre todos os jogadores que já existiram. Quem não é criança sabe muito bem do que estou dizendo.
Fantástico! O futebol parecia tão fácil vendo-o jogar, o domínio, o salto, a perna esticada salvando a bola de sair para a lateral... Ou o domínio no peito em grande velocidade, enquanto virava o corpo. Fora de série. Obrigado por ter jogado!
Eu tive a sorte de vê-lo, mais Del Piero, Batistuta, Matt Le Tissier, Chapuisat, Moller, Hassler, Guardiola, Hierro, e milhares de outros. E você? Não!?
Acha que esse Neymar, cheio de marra, cai-cai maldito, feio, porque tem dinheiro e mídia a seu favor, vira lindo e intocável. Se acha superior e destrata até seus superiores (lembram de quando colocou em jogo a qualidade de treinador do técnico Dorival Jr.?) GIGANTE no marketing e na seleção, sente o peso de TONELADAS. Vamos viver o presente e valorizar o passado. Reviver significa viver duas vezes. Tomar como exemplo quem um dia não exigia ser copiado.
Todos sabem que sou Flamengo, por isso nem falei em Zico.
Podem alguns não gostarem ou colocar à prova seu futebol, porém seu caráter é inquestionável.
Deixemos de idolatrar esses panacas e esperemos o tempo se encarregar de escrever a história de quem realmente merece que nossos filhos/netos se interessem para passar aos seus."

Felipe de Sá Tiago.