quarta-feira, 22 de maio de 2013

Futeconfabulando fora do gramado


ELEFANTES BRANCOS
Por Felipe De Sá Tiago

Elefantes Brancos são "elogios futuros" dados aos nossos ainda inacabados estádios. Mas por que elogios? No final do texto a resposta.
Aqui no nosso RN, podemos imaginar a tragédia que será manter um estádio caríssimo para um campeonato estadual. As sedes da Copa das Confederações estão quase prontas. O de Recife entregue e inaugurado hoje, com direito a Dilma em campo e jogo dos funcionários da obra, custou R$ 532 milhões de reais. Grandiosas obras de proporções nunca imaginadas se erguem em torno de cidades, estas muitas vezes, falidas, cheias de dívidas, com problemas de infraestrutura.
- Ei, mas é a copa do mundo no Brasil! Vai dar tudo certo!
Imaginaram e estão vendendo a imagem de um Brasil que eu, que moro aqui a trinta anos, NUNCA vi? Prestaram atenção, que estão convocando a população para ser voluntários durante os eventos? V O L U N T Á R I O S.
Isso mesmo! Vamos fazer de graça para os outros, coisas que ninguém faz para nós mesmo quando PAGAMOS. Exemplos?
Quantas patadas você recebeu em algum órgão público? Quantas vezes você foi maltratado ao receber ou requerer um documento em uma repartição pública?
- Ei, mas é a copa do mundo no Brasil! Vai dar tudo certo!
E a segurança/saúde/transporte durante a copa? Vão investir recursos, pagos por nós com impostos altíssimos, esses muitas vezes, que chegam a fazer com que o arroz e feijão custem a 70% de impostos, para fazer política de boa vizinhança e mostrar que o Brasil passa fome para fazer uma copa a altura das outras.
Mudanças para a copa? Essas são muitas. Vão arrumar delegacias, comprar novas armas, capacitar com cursos nossos policiais, comprar novas viaturas.
Na saúde serão feitos investimentos em hospitais e postos de saúde, contratação de novos funcionários da área, equipamentos modernos e ambulâncias novinhas.
No transporte? Vias de tráfego novas e as antigas reformadas, linhas de trem, de metrô, viadutos, conexões, ônibus…
Pensando bem… Poderíamos fazer um plebiscito para que no lugar de eleições de dois em dois anos, ao invés de eleger políticos, podemos eleger uma copa nova.
- Ei, mas é a copa do mundo no Brasil! Vai dar tudo certo!
Palmas para os nossos elefantes brancos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mas fale sempre a verdade, sem palavrões, sem denegrir ninguém, usando o bom humor e, principalmente, se identificando corretamente.
Comentários maliciosos serão retirados do ar pela moderação do blog.