A reunião antes da pelada
Bom, gente, e mais uma vez estamos aqui para narrar os fatos acontecidos no Clube da Caixa Econômica, em Pium, território de Paranamirim, nesta grande Natal a capital potiguar.
A nossa equipe se atrasou um pouco, mas quando chegou ao local da Pelada Craques & Craques encontrou o ambiente já bastante agitado. De longe ouvíamos os gritos de Moacir e Isaac. Ambos discutiam a já tradicional formação de equipes e se tratavam, um ao outro, por termos carinhosos como “burro”, “idiota”, entre outros impublicáveis.
Claro que o estresse dura somente aquele momento e, mesmo no instante da formação, não obstante alguns palavrões, o sorriso sempre brota tanto no rosto de um quanto do outro, não obstante ambos ficarem bastante vermelhos.
Depois de muito vai e vem, as equipes foram finalmente formadas e Moacir lembrava que Isaac ainda não tivera o prazer de vencê-lo este ano.
Houve um momento de total descontração quando o craque Jesus de Miúdo chegou com a sua mais nova obra – publicada acima – e leu em voz alta para todos. O poeta aguardava a chegada de Curumim para autorizar a publicação da poesia feita em estilo de cordel.
Aproveitamos para agradecer ao Elias Curumim pelo desprendimento e discernimento em tudo sendo apenas uma brincadeira, entendendo essa parte de certa forma até necessária para a união e confraternização dos craques.
Reconhecemos em Curumim uma pessoa formidável, é sim um cara realmente arretado(!) e traz para o seu redor quase todos os momentos de descontração, brincadeiras e presepadas da Pelada Craques & Craques, sendo reconhecidamente uma pessoa por quem todos nutrem imensurável carinho e afeto.
Isaac e Jean
Totonho sendo carinhosamente cumprimentado por Curumim
Érbio e Curumim
Os craques se arrumam
Totonho Cunha, Paulo Ninja, Massilon e Moacir
Massilon e Edvard
O Velhinho Lobato se esforça para amaarrar as chuteiras
Isaac
A formação das equipes
Logo cedo se completou o quadro da Primeira Pelada.
Os amarelos formaram com o jovem goleiro Telmo, Lobato, Nílson Baresi, Massilon e Paulo Bitoca um pouco à frente no reforço da defesa.
No meio Tadeu, Érbio e Moacir armavam o time. No ataque Alexandre e Jean se responsabilizariam teoricamente pelos gols.
Os azuis reforçaram a sua defesa com o jovem goleiro Marcelo, Totonho, Fabinho, Paulo Ninja e Mateus jogando à frente da zaga. Pelo meio tinham Edy, Edvar e Ademir como meia-atacante. No ataque o perigoso Isaac formava dupla com o matador Sandro.
Equipe Amarela (em pé): Jean, Alexandre, Nílson Baresi, Tadeu e Telmo. (Agachados): Lobato, Paulo Bitoca, Érbio, Massilon e Moacir
Equipe Azul (em pé): Mateus, Totonho Cunha, Edy, Ademir e Paulo Ninja. (Agachados): Fabinho, Isaac, Sandro, Edvard e Marcelo.
Os jogos
Primeira Pelada
Com as equipes bastante equilibradas o jogo seguia disputado no meio de campo com poucas oportunidades para as equipes até a metade do tempo.
Os goleiros pouco trabalhavam e mesmos os chutes a gol tinham o alvo fora da trave.
Pelo lado dos azuis Totonho fazia excelente cobertura e ganhava as bolas tanto por um lado, quanto pelo outro.
Já os amarelos tinham em Nílson Baresi a segurança de sua zaga.
Mas como o placar sem mudanças é fato raríssimo numa pelada de alto nível como a Craques & Craques, Érbio tentou um chute de fora da área e contou com o desvio na zaga adversária para vencer o goleiro Marcelo dos azuis.
No ataque da equipe Azul Sandro e Isaac se entendiam e discutiam a cada ataque. Os amarelos melhores organizados e atacando com mais perigo, não contavam com o crescimento de Edvard dentro da partida.
O meia vestiu a responsabilidade e começou a trocar passes rápidos com Edy, trazendo para si o último passe. Com isso as azuis cresceram e começaram a finalizar também, embora sem perigo.
Pela direita Edvard chutou rente a trave. Do outro lado Alexandre rompeu a zaga, mas parou na boa defesa de Marcelo.
Em toque de primeira de Edy, Edvard recebeu livre e tinha um corredor à sua frente, mas foi parado com falta, perto da área.
Na cobrança a bola foi rolada para Isaac. O bom chutador acertou um belo disparo, Sandro fez um corta luz e a bola foi parar nas redes do goleiro Telmo, após bater na trave direita do arqueiro. O jogo estava empatado.
A partida ganhou nova cara e várias oportunidades de gol foram criadas por ambas as equipes. Os goleiros ganharam importância com suas defesas, sendo o jovem Marcelo o ator principal de uma das mais belas defesas já vistas na Pelada Craques & Craques. Não bastasse a difícil intervenção num chute forte de fora da área, com bastante gente tomando a sua visão, o arqueiro dos azuis mesmo caído realizou na sequência do lance mais três defesas incríveis, acabando com a bola presa entre os braços e aconchegada com segurança ao seu peito! Por sua “plástica” o lance lembrou aquela famosa cena do inesquecível goleiro uruguaio Rodolfo Rodrigues, quando esse defendia o Santos.
Outro lance de destaque foi a bolada que o zagueiro Nílson Baresi recebeu naquelas partes chamadas “de baixo”.
O instante em que o zagueiro Nílson Baresi era atendido por companheiros, recebendo a atenção de Curumim
Perto do final do jogo os azuis foram premiados com mais um gol, o da virada. Mas por um descuido da nossa produção não poderemos narrá-lo. Apenas dizer que de longe ouvimos quando Isaac desabafou com um “pega, pôrra!”. Era o seu segundo gol na noite.
Final de jogo: Equipe Amarela 1 x 2 Equipe Azul.
Moacir saiu de campo cabisbaixo e Isaac cheio de humildade filosofou para a nossa reportagem: “não gozo da derrota dos outros, mas comemoro a minha vitória. Hoje o meu futebol chegou, tive mais sorte nas finalizações e o resultado é isso aí que vocês assistiram. Nosso grupo jogou bem e todos nós estamos de parabéns”.
Surpresa da Primeira Pelada: Tadeu (jogou muito, embora não tenha evitado a derrota dos amarelos).
Destaque da Primeira Pelada: Totonho (com apurado senso de cobertura, parou o ataque dos amarelos dentro de sua área de defesa).
Melhor jogador da Primeira Pelada: Isaac (dois gols marcados e, também, pela coordenação da Equipe Azul).
A Segunda Pelada
No intervalo da Primeira para a Segunda Pelada, enquanto os craques que não haviam participado do primeiro jogo alongavam, testavam e esquentavam os goleiros, Fuzaca e Curumim escolhiam as equipes, cuidadosos e preocupados em manter o mesmo nível técnico e físico para os dois times. E esse zelo em igualar se mostrou real com o resultado final da partida.
O Craque Jéferson (O Gaúcho)
Curumim, Fuzaca e Totonho Cunha na formação das equipes
Os amarelos formaram com o goleiro (?), Henrique Maldini, Dalmásio e Zezinho. No meio tinham Silvino, Barreto e Paulo Bitoca. No ataque Alexandre, Ademir (Sandro) e Isaac.
Os azuis ficaram com o goleiro Paulo Gurgel, Fuzaca, Curumim e Benito. No meio Jesus de Miúdo e Érbio protegiam a defesa um pouco à sua frente, com João Manoel e Paulo armando o time. No ataque Stone e Jeférson.
Equipe Amarela (em pé): Dalmásio, Henrique Maldini, Alexandre, Ademir e o goleiro (precisamos do nome dele). (Agachados): Isaac, Paulo Bitoca, Barreto, Silvino e Zezinho
Equipe Azul (em pé): Curumim, Fuzaca, Paulo Gurgel, Paulo, Jéferson e João Manoel. (Agachados): Ébio, Jesus de Miúdo, Benito e Stone.
O jogo começou e logo saiu o primeiro gol. Num belo chute de fora da área o craque Jeférson mexeu no placar trazendo a vantagem para os amarelos.
Mas nem tiveram tempo para comemorar direito, pois Barreto recebeu pela esquerda no ataque dos azuis, contou com um escorregão de Jesus de Miúdo e mandou um “pombo sem asas” no ângulo esquerdo do arqueiro Paulo Gurgel. A bola ainda bateu no travessão e na trave lateral antes de ficar quicando no gramado e no travessão, até entrar de vez. Golaço!
As equipes se dividiam no ataque e na defesa. Os goleiros trabalhavam muito e os dois meios tinham liberdade para criar.
Numa falha de marcação Ademir recebeu e obrigou o arqueiro dos azuis na realização de uma ótima defesa, mandando a pelota para escanteio.
Na cobrança Isaac mandou a bola na cabeça de Alexandre. Gol! João Manoel reclamou que havia sido empurrado no lance pelo atacante dos amarelos, mas o juiz já havia apontado o centro do campo.
Sob a organização do goleiro Paulo, os azuis deslocaram Jesus de Miúdo para a ala direita, trouxeram Fuzaca para o centro da zaga e atacavam com perigo.
Numa bola alçada na área dos amarelos por João Manoel, a pelota acabou ganhando um efeito estranho e foi parar no travessão. Em sua volta o goleiro dos amarelos se atrapalhou com a bola e dividiu com Stone a posse da mesma. Mas o atacante dos azuis teve mais sorte e acabou marcando o gol de empate.
Enquanto Henrique Maldini se destacava na defesa dos amarelos, pelo lado dos azuis Curumim dominava a área realizando várias intervenções no ataque adversário, por um lado e também pelo outro.
Num contra ataque pela direita, Jesus de Miúdo encontrou Stone pelo meio. O atacante tocou na esquerda virando o jogo para João Manoel que cruzou certeiro na cabeça de Jesus. Era a virada dos azuis.
A partir de então a Equipe Azul dominou o meio com Érbio e João Manoel, mas não conseguiam finalizar com sucesso, até que Paulo acertou um belo chute de fora da área, no canto direito do arqueiro dos amarelos, abrindo a vantagem no placar em dois gols para os azuis, após receber passe de Jesus de Miúdo que tabelara com Ébio.
A essa altura os amarelos pareciam ter entregado os pontos. Em toque de Stone para Jesus de Miúdo, o ala invadiu a área e na saída do goleiro tocou para Érbio que, sem goleiro na trave e a menos de dois metros, infelizmente chutou imprensando a bola no chão e na sequência não conseguiu marcar o gol. A zaga aliviou, porém a bola ainda sobrou para Stone que mandou sobre a meta dos amarelos.
E como os Deuses do futebol primam pela máxima “quem não faz leva”, após Ademir ser substituído por Sandro, o ataque dos amarelos ganhou novo vigor. Somando o fato de Henrique Maldini abandonar a zaga e se enfiar no meio dos zagueiros dos amarelos, causando nova preocupação, os azuis foram se encontrando em campo. A pergunta era: dará tempo reverter o quadro, ou buscar melhor resultado?
Então a dita máxima se fez realidade empírica novamente e num contra ataque Alexandre diminuiu a diferença após receber livre da direita e só completar para o gol. Sandro foi o assistente.
Já no “apagar das luzes” os azuis se enrolaram na cobrança de um escanteio e no contra ataque puxado por Alexandre, Silvino chutou forte de fora da área entre vários adversários. O goleiro Paulo encoberto por alguns homens de sua defesa ainda tocou na bola, mas a pelota foi cair nos pés do atacante Isaac. Mesmo sem ângulo o bom chutador mandou a bola para as redes. O jogo estava novamente empatado.
Final de jogo: Equipe Amarela 4 x 4 Equipe Azul.
Os amarelos saíram de campo com a sensação de vitória e entre os azuis a tristeza mostrava a insatisfação pelo score final de uma partida que eles venciam por dois gols até três minutos para o final.
Surpresa da Segunda Pelada: Barreto (além do golaço, fez muitos bloqueios do ataque adversário e armou o seu time com eficiência).
Destaques da Segunda Pelada: Jéferson e Stone (ambos abriram muitos espaços para a chegada dos companheiros).
Melhor jogador da Segunda Pelada: Érbio (apesar do gol perdido, correu muito, desarmou e armou as principais jogadas de sua equipe).
Quadro geral da semana
O artilheiro da semana foi Isaac (3 gols)
O Bola Cheia fica dividida entre Érbio (pelo conjunto dos feitos nas duas peladas) e o craque Isaac (pela fantástica capacidade de leitura de jogo e pelos 3 golaços).
A Luva de Ouro fica com o goleiro Marcelo, pela fantástica sequência de defesas no mesmo lance realizadas na Primeira Pelada.
Destacamos o árbitro Marcos pela excelente participação nos dois jogos da noite.
O Bola Mucha... leiam a matéria “O Fato Lamentável”, abaixo descrito, e saberão para quem vai o indigesto prêmio e o seu porquê.
Isaac teve excelente participação em ambos os jogos
O árbitro Marcos se destacou pela atuação sem tropeços
Quadro de artilheiros
Com os três gols marcados ontem o Craque Isaac encostou de vez em Sandro na artilharia, também chegando aos 6 gols, ambos sendo seguidos bem de perto por Alexandre.
Eis o quadro completo:
OBS.: Gente aí ao lado há uma enquete sobre quem será o artilheiro desta temporada. Opinem, por favor!
| Craque | Gols |
| Isaac | 6 |
| Sandro | 6 |
| Alexandre | 5 |
| Ademir | 3 |
| Dr. Henrique | 2 |
| Barreto | 1 |
| Stone | 2 |
| Érbio | 1 |
| Edvar | 1 |
| Jéferson | 1 |
| Jean | 1 |
| Jesus de Miúdo | 1 |
| Moacir | 1 |
| Paulo | 1 |
| Paulo Bitoca | 1 |
| Zezinho | 1 |
| Total de gols | 34 |
OBS.: Gente aí ao lado há uma enquete sobre quem será o artilheiro desta temporada. Opinem, por favor!
Quadro resumo de todas as partidas e seus gols
| RESULTADOS DA 1ª PELADA | RESULTADOS DA 2ª PELADA | ||||||||
| Datas | Amarelo | Azul | Amarelo | Azul | |||||
| 01/mar | 3 | 3 | 3 | 2 | |||||
| 08/mar | 2 | 0 | 1 | 4 | |||||
| 15/mar | 1 | 1 | 1 | 2 | |||||
| 22/mar | 1 | 2 | 4 | 4 | |||||
| 28/mar | |||||||||
| Total de gols/equipe | 7 | 6 | 9 | 12 | Total geral | 34 | |||
| Média de gols = 4,25 por jogo e 8,5 por dia. | |||||||||
Teve gente que faltou
Sentimos falta de alguns craques ontem à noite.
Gonzagão, cadê você? A Muralha tem feito falta. E muita!
Vovô só pode estar na terra d’A virgem dos Lábios de Mel. Volta logo, macho véi! Suas táticas estão nos fazendo falta.
Jácio Pitoco é falta sentida
Chuteiras cor de rosa
Cresce o número de adeptos por “chuteiras excêntricas”. Agora além de Curumim e Bitoca, o gaúcho Benito entra no rol. Vejam abaixo:
Curumim, Paulo Bitoca e Benito Gaúcho
Aguardem
Entrevista com o Craque Moacir (aguardamos o seu e-mail, ou número de celular) para agendarmos “aquela visita” à sua residência, a fim de promovermos o bate-papo da entrevista.
O Fato Lamentável
O fato lamentável da semana foi a tentativa de suborno por parte de um dos nossos craques.
Explicamos: o placar da primeira pelada marcava 2 a 1 em favor dos azuis que se lançavam ao ataque na expectativa pela ampliação do resultado. Enquanto o contra ataque se formarva, na defesa dos azuis um craque dos amarelos correu no sentido contrário e encostou no jovem goleiro Marcelo. Nossos microfones captaram o seguinte diálogo:
Explicamos: o placar da primeira pelada marcava 2 a 1 em favor dos azuis que se lançavam ao ataque na expectativa pela ampliação do resultado. Enquanto o contra ataque se formarva, na defesa dos azuis um craque dos amarelos correu no sentido contrário e encostou no jovem goleiro Marcelo. Nossos microfones captaram o seguinte diálogo:
- Ei, psiu, goleiro – chamava o craque dos amarelos.
O goleiro atencioso ao que se desenrolava no ataque de sua equipe nem percebia o chamado.
- Ei, pôrra! Olhe aqui pra mim – insistia o outro num cochicho.
- Senhor? – inquiriu o goleiro.
- Lhe darei dez reais depois do jogo para você deixar passar um gol aí. Topa? – quis saber o amarelo com um sorriso maroto.
- Nã! – respondeu convicto o jovem arqueiro, com olhar desconfiado.
Agora o caso será entregue à Comissão Disciplinar da Pelada Craques & Craques e uma audiência extraordinária será marcada para decisão da pena aplicável ao craque dos amarelos.
Da Equipe de Produção do Blog para o dito craque corrupto:
Ô, Moacir, você não precisa usar desse tipo de expediente, velhinho. Joga a tua boa e deixa o goleiro em paz, rapaz!
"Toda unanimidade é burra", já dizia um pensador
Nosso blog abre espaço para publicar um e-mail recebido do grande Gonzaga, A Muralha. Eis na íntegra e em itálico para melhor destaque:
Comandantes,
Gostaria que vocês me dessem uma única razão para que o nosso blog pudesse indicar o jogador gerente (gestor/administrador e cansado) FUZACA como “destaque da semana”.
O cara só sabe falar, peidar, comer e pedir para os demais zagueiros: “Gonzaga ou fulano marque Isac, marque Sandro, marque Alexandre, corra pra lá, corra pra cá. Totonho a culpa foi sua, Nilson eu tô defendendo sozinho, me ajude, Gerson marque direito... a culpa foi sua, eu fiz a minha”!
Que desempenho/atuação foi visto do Fuzaca? Isso está me cheirando “média” do autor!
Abraços,
Gonzaga com protesto!
“Fuzaca fica como O Destaque da Semana, pelo desempenho na defesa dos amarelos na Segunda Pelada.”
E é isso minha gente, sempre em tom de brincadeira, mas levando o negócio a sério. Estamos nos esforçando para melhorar a cada dia este nosso espaço.
Claro que a crítica acima foi feita no tom gostoso das brincadeiras. Mas nosso Comandante Gonzaga com seu e-mail acaba nos despertando para a carência de uma “eleição”. Então, como somos adeptos da frase que abre esta notícia (acima em vermelho) na semana vindoura faremos diferente. A fim de evitarmos qualquer dúvida e sermos bem mais democráticos, terminada a Segunda Pelada um corpo de cinco craques escolherão os destaques, tirando assim o peso da mochila da nossa Equipe de Produção.
Por hoje é só e a qualquer hora estaremos atualizando o nosso blog.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


.jpg)
Gente, vamos opinar mais, fazer comentários, interagir com o blog. Senão a coisa cai.
ResponderExcluirBasta se cadastrar na parte de cima, à direita, na guia "Participar deste site". Uma vez cadastrado é possível publicar com muito mais facilidade.
Moacir, seus comentários estão chegando.
O soborno foi feito na pelada anterior, mas o autor da cantada foi Izaac e não eu.
ResponderExcluirCerto, Miudo
J. Miudo,segue abaixo o meu e-mail
ResponderExcluirmoa.lucena@hotmail.com
Fone 99828218/32228539
J. Miúdo,
ResponderExcluirInforme para Gonzaga que ele está por fora do craque Fuzaca.
Ele jogou na seleção de Boi Selado no municipio de Jucurutu, durante vários anos e antes do inicio das partidas, ele comia duas jacas e bebia um litro d'água, entrava em campo e tome bufa e arroto, não tinha atacante que encostasse nele. kkkkkkkkk
Moacir, a partir de hoje nem comprando o goleiro você ganha mais.Tenha vergonha rapaz, jogue futebol para ganhar o jogo.NA PRÓXIMA PELADA VAMOS DAR UMA GOLEADA EM SEU TIME.
ResponderExcluirISAC