sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cobertura da pelada de 19 de abril de 2012.


A reunião antes da pelada

Ainda era cedo da tarde e o quadro da primeira pelada já estava formado.
Fato que gerou o seguinte comentário por parte do porteiro do Clube da Caixa Econômica, em Pium: “Ou essa pelada só tem aposentado, ou todo mundo é dono do seu próprio negócio”.
Na reunião tradicional que se forma antes da bola rolar o assunto girou em torno da desclassificação e falta de sorte do ABC, clube potiguar eliminado da Copa do Brasil na noite da última quarta-feira.
Outro assunto era arrimado pela preocupação com a saúde do Craque Moacir, ainda sob os cuidados médicos, zelo das filhas e ordens disciplinares da esposa. E enquanto os Craques divagavam sobre o estado do companheiro, Vovô afirmava: “o sapo ainda não saiu”. Já Paulo Ninja dizia tratar-se de pressão alta e, “como de médico e de louco, todo mundo tem um pouco”, vários diagnósticos foram levantados, sendo o mais estranho o dado por Curumim: “ele sofre é de mamacoa, ou seja, várias doenças reunidas numa só; começando por baixo e subindo pelo corpo todo, com bicho de pé, água nos joelhos, paralisação dos órgãos genitais, muitos vermes na barriga, fígado crescido pela grande quantidade ingerida de álcool, ar na pleura e uma dose de loucura no quengo”.
O fato é que temos orado pelo restabelecimento do amigo Moacir.
Sobre os jogos, abaixo descritos, só podemos dizer que foram duas partidas muito disputadas. Vale a pena acompanhar a leitura das peladas.

 Ademir mostra o creme hidratante que Curumim - metrosexual assumido - usa após a pelada. Antes, em seu ritual de ir bonitinho para o gramado, o rapaz se perfuma todinho
 Curumim e Jesus de Rita de Miúdo se fortalecem com bananas antes das partidas. Isaac é outro, mas, envergonhado, escodeu a sua banana sob a mesa

A formação das equipes

Ontem Totonho Cunha separou os pares, com cuidado de igualar nomes por técnica e resistência física. Depois os comandantes Paulino e Isaac escolheram suas equipes.
Os amarelos ficaram com o goleiro Telmo, Paulino, Nílson Baresi e Totonho Cunha (Marcelo). Na frente dessa primeira linha estava Jesus de Rita de Miúdo e João Ronaldo. Jogando um pouco mais adiantados Edward e Edy, e no ataque Paulo Ninja e Ademir.
Os azuis formaram com o goleiro Marcelo, Curumim, Gérson, Bitoca e Lobato, numa linha de quatro atrás. Pelo meio alternando a proteção à defesa e subidas ao ataque, ficava Wellington, Érbio e um pouco mais adiantado Alexandre. No ataque Isaac e Vovô.
É essencial registrar que a Equipe Azul começou com Sandro como goleiro. Aliás, com duas excelentes defesas em chutes de Edward e Ademir. Com a chegada do arqueiro Marcelo houve a substituição natural.

 Equipe Azul (Em pé): Vovô, Alexandre, Isaac e Gérson. (Agachados): Wellington, Lobato, Érbio, Curumim e Paulo Bitoca.
 Equipe Amarela (em pé): Edy, João Ronaldo, Nílson Baresi, Paulo Ninja, Telmo e Paulino. (Agachados): Totonho Cunha, Ademir, Jesus de Rita de Miúdo e Edward Sinedino.

Os jogos

Primeira Pelada

Sob o apito do árbitro Marcos a partida teve seu início.
Os amarelos com um meio de campo melhor organizado, embora sem ataque, partiu para cima dos azuis e logo no primeiro lance Jesus de Rita de Miúdo lançou Ademir deixando-o em ótima situação de finalizar, mas o craque bateu errado na bola.
Os azuis responderam com Vovô subindo e centrando a bola, mas Nílson Baresi antecipou-se a Isaac e saiu jogando com Paulino.
Em jogada de Edward tabelando com Paulo Ninja, a bola foi encontrar Edy que chutou fraco e para fora.
No ataque os azuis obrigavam o goleiro Telmo a sair corajosamente nos pés de Isaac.
O jogo equilibrava-se com as defesas se sobressaindo aos ataques adversários. Por um lado Gérson e Curumim se destacavam com coletes azuis. Por outro lado Nílson Baresi e Totonho Cunha comandavam e paravam o ataque contrário.
Mas numa bola chutada sem muita pretensão por Vovô, o goleiro Telmo se atrapalhou com Nílson Baresi e a bola foi parar nos pés do oportunista Isaac. Sem afobamento e um chute certeiro os azuis mexiam pela primeira vez no placar.
Os amarelos foram para cima em busca do empate, mas paravam nas mãos do jovem goleiro Marcelo.
Não demorou muito e, num contra ataque mortal, Alexandre foi levando a bola em jogada pela direita e os azuis ampliaram o placar com Isaac deixando Vovô com a obrigação apenas de empurrar para gol. Era o segundo dos azuis.
Os amarelos dominavam o meio pelo maior número de atletas naquela faixa do campo, mas pecavam na hora das finalizações. Insistiam em levantar a bola na área, mas acabavam vendo-a cortada pelas boas atuações de Gérson e Curumim.
Pelos azuis Wellington mostrava um fôlego de tubarão. Subia, descia, combatia e organizava a equipe, se tornando o homem mais importante nas armações.
O terceiro gol dos azuis saiu em outra jogada pela direita e numa distração do árbitro Marcos - que não marcou uma falta de Isaac em Totonho Cunha que estava com a bola dominada – Isaac ficou livre no bico da área e quando o goleiro Telmo quis sair, o craque dos azuis repetiu a jogada do segundo gol, centrando para Vovô completar para as redes. Era o terceiro da Equipe Azul. Na disputa da jogada o Craque Totonho saiu de campo com o tornozelo inchado, dando lugar a Marcelo.
Então, o que se viu em campo foi o domínio total dos amarelos. Paulino abandonou de vez a ala direita, Ninja voltou um pouco para o meio, Ademir inverteu seu posicionamento e Edy começou a atacar mais pela esquerda encostando em Edward.
Os amarelos marcaram seu primeiro gol em bola lançada por Jesus de Rita de Miúdo para Paulino, no cruzamento e defesa afastou para escanteio. João Ronaldo bateu na cabeça de Ademir que mandou para o gol.
A melhor chance dos amarelos encostarem no placar foi uma levantada de bola de Edward que encontrou Paulino no meio da área. O craque pegou de primeira num voleio bonito, mas o goleiro Marcelo realizou a melhor defesa da noite, mandando para escanteio.
Numa descida de Jesus de Rita de Miúdo, os amarelos trocaram passes rápidos e Edy rolou para Edward de fora da área estufar as redes num chute de canhota indefensável. Era a aproximação do placar.
Os azuis, por sua vez, atacavam com perigo, mas Marcelo e Nílson Baresi afastavam todas. Quando a bola passou pelos dois, Alexandre invadiu a área e podia ter tocado para Isaac livre, mas preferiu chutar a gol. A bola explodiu na trave direita do arqueiro Telmo e ficou nos pés de Jesus de Rita de Miúdo, que saiu jogando com Edy.
Os azuis queriam matar o jogo e com Wellington a equipe chegou duas vezes com perigo. Mas o goleiro Telmo realizou duas importantes defesas.
Mas foram os amarelos que mexeram novamente no placar com Ademir aproveitando confusão na área adversária e mandando de direita para o fundo das redes. O jogo estava empatado.
E a Equipe Amarela já comemorava o empate como vitória, depois de estar perdendo por 3 a 0, quando Paulo Ninja encontrou Paulino livre na área, num cruzamento cheio de curva. Já o capitão dos amarelos pegou a bola de primeira. A pelota pegou um efeito ainda mais estranho, encobriu o arqueiro Marcelo e o defensor Curumim, fazendo uma curva de parábola quase impossível e foi parar na rede dos azuis. Jogo virado milagrosamente.
Final Amarelos 4 x 3 Azuis.

Surpresa da Primeira Pelada: Paulino (abandonou a ala e escreveu seu nome na história do jogo marcando o gol da vitória).
 Destaque da Primeira Pelada: Marcelo (o craque dos amarelos entrou em lugar de Totonho Cunha com o placar totalmente adverso, se impondo na defesa). Também queremos registrar a importância de Nílson Baresi, seguro nas antecipações e realizando uma parceria importante com Marcelo.
Melhor Jogador da Primeira Pelada: Welligton (o craque dos azuis comandou as descidas de sua equipe e, embora sentisse a falta de mais um companheiro no meio do campo, armava as jogadas com bastante inteligência e ainda chegava chutando).

A Segunda Pelada

A nossa equipe de Produção pede desculpas pela falta do registro fotográfico das equipes da Segunda Pelada. Aqui aproveitamos e pedimos atenção aos próprios craques nesse sentido, embora saibamos que alguns ficam chateados por acharem que o momento das fotos atrasa a pelada, é salutar que registremos as duas equipes.
Com presença de tantos craques, a Segunda Pelada foi realizada praticamente por jogadores que ainda não haviam jogado, sendo Alexandre, Curumim, Érbio e Isaac os participantes das duas peladas da noite. Marcelo e João Ronaldo acordaram em dividir a metade do tempo também.
 Os craques aquecem para a Segunda Pelada
 Gonzagão - A Muralha - havia orientado os comandantes da Equipe Amarela no primeiro jogo da noite e, de fora do gramado exerceu com sabedoria a atividade de técnico. Jogou a Segunda Pelada e se saiu bem
 Os craques testam goleiros se se arrumam para Segunda Pelada
Os amarelos formaram com o Azevedo no gol, Zezinho, Marcelo (João Ronaldo) e Benito formando a primeira linha de defesa; Matheus, João Manoel, Mauro e Goiamim fazendo o meio de campo; Isaac e Alexandre no ataque.
Os azuis ficaram com o goleiro Paulo Gurgel, Curumim, Gonzagão e Fuzaca na última linha de defesa; Érbio, Silvino, Jéferson e Barreto pelo meio, e no ataque Sandro tinha a companhia do Craque Stone.

O resultado final da partida mostraria quão bom foi o jogo.
Os azuis atacaram primeiro com érbio subindo ao ataque e obrigando o goleiro Azevedo mandar a bola para escanteio, numa defesa de mão trocada. Na cobrança Sandro encontrou a cabeça de Barreto que jogou com perigo por sobre o gol adversário.
O segundo lance de perigo no jogo também pertenceu aos azuis. Dessa vez em investida de Curumim pela direita, a bola foi lançada e encontrou o peito de Barreto que, após dominá-la, pegou de primeira por cima da meta.
Outra vez os azuis levaram perigo ao goleiro Azevedo, com Sandro de virada mandando a bola à esquerda do gol.
Os azuis pareciam dominados pelo excelente meio campo dos amarelos, mas na primeira jogada de ataque conseguiram um escanteio. Na cobrança João Manoel mandou na cabeça de Mauro que, aproveitando-se do erro de marcação, cabeceou a bola para baixo. Isaac mandou para as redes quando a pelota já entrava. O juiz Marcos assinalou o gol para o oportunista artilheiro Isaac. Aliás, a autoria desse gol foi a polêmica da resenha pós jogo.
Os amarelos não sentiram o gol e continuaram atacando muito com Sandro e Barreto chegando de trás, Stone se movimentando pelas laterais e abrindo espaço para os companheiros pelo meio.
Num dos ataques dos amarelos, Sandro brigou pela posse de bola com Benito e na linha de fundo cruzou para dentro da área. Jéferson pegou de meia bicicleta, mas a bola foi direto para as mãos do goleiro Azevedo.
E embora a pelota ficasse mais sob posse dos amarelos, os azuis comemoraram novamente numa excelente jogada de Mauro em tabela com Alexandre. O craque encontrou Zezinho na entrada da área, que dominou virando sobre Curumim e acertou um belo chute rasteiro e indefensável no canto direito do arqueiro Paulo Gurgel. Os azuis ampliavam o placar.
Os amarelos dominavam, mas não obtinham sucesso no arremate final. Em ótima investida de Érbio, fazendo fila de adversários e depois tocando para Sandro, a equipe viu a bola perde-se mais uma vez por cima da meta do goleiro Azevedo.
Depois os amarelos viram Stone lutar na área e, mesmo caído, tocar para Sandro, mas o craque isolou a bola.
Pelo lado dos azuis, Zezinho encontrou a cabeça de Mauro. Excelente de cabeça, Mauro cabeceou para o chão, no contrapé de Paulo Gurgel que, batido, viu a bola raspar a sua trave direita e ir perde-se pela linha de fundo. Antes o mesmo Mauro havia chutado fraco pela linha de fundo.
A superioridade dos amarelos surtiu o primeiro efeito quando Érbio, novamente ele, fez ótima jogada pela direita e cruzou na área. Num bate-rebate o árbitro marcos acabou marcando pênalti após toque de mão de Benito. Sandro foi para a cobrança com a confiança dos grandes artilheiros para diminuir o placar. E diminuiu.
Agora queremos destacar um drible de dois toques rápidos, usando ambas as pernas, que Curumim realizou sobre João Manoel. Nem Neymar...
Voltemos ao jogo. Silvino levou a bola pelo meio, trocou alguns passes na intermediária adversária com Jéferson e Érbio, dominou da entrada da área e mandou ao gol. Comemou o empate mais que justo com seus companheiros de equipe.
Final de jogo: Amarelos 2 x 2 Azuis.
Muita discussão sobre a autoria do primeiro gol dos azuis, não encerrada nem com a súmula do árbitro apontando o gol para o Craque Isaac.
Surpresa da Segunda Pelada: Barreto (foi quem mais levou perigo no ataque dos amarelos, chutando e distribuindo o jogo).
Destaque da Segunda Pelada: Sandro (comandou o ataque dos amarelos e teve peito na hora do pênalti. Ele não desperdiça).
Melhor jogador da Segunda Pelada: Gonzagão (como sempre, A Muralha não errou).

Quadro geral da semana

Essa semana tivemos nove gols assinalados novamente, com três artilheiros marcando dois gols cada: Ademir, Isaac e Vovô.
O Bola Cheia da Rodada fica com Marcelo (quando entrou na Primeira Pelada o time perdia por três a zero e virou. Quando saiu da Segunda Pelada sua equipe vencia por dois a zero).
A Luva de Ouro fica com o goleiro Marcelo, pela fantástica defesa no chute forte de Paulino, a queima roupa, de voleio, na Primeira Pelada.
Destacamos o árbitro Marcos pela boa participação em ambos os jogos.
 Marcos, o árbitro


Quadro de artilheiros

Não houve grandes mudanças na artilharia e o quadro continua praticamente igual, com Isaac liderando e ampliando a vantagem sobre Alexandre, que não marcou. Logo atrás vem Sandro.
Isaac e Sandro dividem a ponta quando a média de gols/jogos é levantada.
Eis o quadro completo:


Quadro de artilharia


Craque Gols Jogos
Média
Isaac 14 14
1,00
Alexandre 11 16
0,69
Sandro 10 10
1,00
Ademir 6 9
0,67
Stone 4 8
0,50
Edward 3 8
0,38
Dr. Henrique 2 6
0,33
Dr. Paulo 2 4
0,50
Jean 2 5
0,40
Barreto 2 6
0,33
Mauro 2 8
0,25
Marcelo 2 9
0,22
Érbio 2 7
0,29
Zezinho 2 7
0,29
Vovô 2 4
0,50
Curumim 1 10
0,10
Goiamim 1 4
0,25
Jéferson 1 5
0,20
Jesus de Rita de Miúdo 1 8
0,13
Moacir 1 7
0,14
Paulino 1 2
0,50
Paulo Bitoca 1 10
0,10
Silvino 1 10
0,10
Total de gols 74



Quadro das peladas realizadas e gols marcados no geral
 

RESULTADOS DA 1ª PELADA RESULTADOS DA 2ª PELADA
Dias Jogados Datas Amarelo Azul Amarelo Azul

8 01/mar 3 3 3 2


08/mar 2 0 1 4

Quant. Jogos 15/mar 1 1 1 2

16 22/mar 1 2 4 4


28/mar 2 1 4 5


03/abr 2 2 1 4


12/abr 2 3 1 2


19/abrr 4 3 2 2

Total de gols/equipe 17 15 17 25 Total geral 74








Média de gols Dia Jogos





9,25 4,63





Teve gente que faltou

Sentimos falta de alguns craques ontem à noite.

Cadê você Tourinho?

Jácio Pitoco anda perdido no trabalho.

Tadeu faltou, fez falta e perdeu dois jogaços!

Moacir está no Departamento Médico.

Jean não voltou depois que foi ver o seu Vascão jogar.

E Massilon, por onde andará o homem dos cotovelos afiados?

As frases da semana

“Eu só falto me acabar de correr. Vai tomar no teu c...”
Lobatomaratonista e maratônico, após receber reclamação de Isaac.

“Cai na área que ele dá pênalti para compensar.”
Jesus de Rita de Miúdo – mal educado, deselegante e sem espírito esportivo, criticando o árbitro Marcos indiretamente.

“Vai, Vovô, chuta, chuta! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Valeu, Vovô. É isso aí!”
Lourdinha – tiete do cearense, incentivando-o ao gol, e gargalhando após o seu ídolo sair para a galera duas vezes.

“Ah, se eu tivesse nascido na Holanda, teria feito parte do Carrossel em 1974!”
Vovô – reclamando da vida.

“Rapaz, a bola pegou um efeito contrário da porra!”
Marcelo, o goleiro – sem entender como a bola tocada por Paulino havia entrado.

“Ele levou sorte. Deu com o taco embaixo da bola, dando aquele efeito contrário, como na sinuca.”
Curumim – também encoberto pelo toque de Paulino.

“Jesus, bota lá. Depois que voltei, eu ainda não perdi.”
Paulino – todo empolgado com o gol marcado.

“Henrique hoje não veio novamente, ó. Outra vez não teremos atropelamentos.”
Paulo Ninja – fã confesso das colisões de Dr. Henrique.

“Foi meu, hein, Marcos. A bola não havia entrado ainda. Foi meu!”
Isaac – para o árbitro, insistente, reivindicando a autoria de um gol.

“Vai na conversa dele, não, Marcos. A bola já havia entrado. Já havia entrado!”
Sandro – para o árbitro, insistente, reivindicando a autoria do mesmo gol para Mauro.

“Gol de Isaac!”
Marcos, o árbitro – enfático para a nossa Equipe de Produção.

“Você dorme sonhando comigo.”
Sandro – provocador, dizendo da importância que Isaac lhe dá.

“Você não me tira do seu pensamento. Nem dormindo!”
Isaac – provocador, dizendo da importância que Sandro lhe dá.

“Nem Neymar! Nem Neymar!”
Paulo Bitoca – à beira do gramado, vibrando com o drible do amigo Curumim.

Tou levando azar. Tou levando azar.”
Stone – reconhecendo a atuação abaixo de sua média.

“Ninguém torce por mim. Ninguém!”
Isaac – lamurioso, sentindo falta de fãs e se dizendo perseguido.

Então é isso pessoal. Semana que vem a pelada será na quinta-feira (19/04).
Até lá. Porém, a qualquer momento o blog pode ser atualizado.

Um comentário:

  1. Quero destacar, na primeira pelada, pelos "amarelos" a incrível disposição de João Ronaldo e a brilhante partcipação do "Cancão" Edy.
    Os dois ajudaram muito no combate e apoio, depois q os cavalos do paraguay azuis cansaram!!!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, mas fale sempre a verdade, sem palavrões, sem denegrir ninguém, usando o bom humor e, principalmente, se identificando corretamente.
Comentários maliciosos serão retirados do ar pela moderação do blog.