terça-feira, 7 de maio de 2013

Saudosismo



Gente, trazemos copiado do Facebook a belíssima crônica de Felipe de Sá, um apaixonado por futebol, prazer herdado do avô, como veremos no texto abaixo transcrito.
Felipe, aliás, vem se mostrando um cracaço com as letras. Escreve bem.
Qualquer um amante do Esporte Bretão certamente gostará de ler o que leremos a seguir.
Eis o texto, na íntegra, baixo na cor azul para melhor destaque:

"Passou agora um filme na minha cabeça, dos jogos de futebol de antigamente que assistia com vovô lá no quarto dele.
Até hoje ele assiste TUDO de futebol. Campeonato inglês, francês, russo, até o turco... Não decora os nomes dos jogadores, nem dos times. Mas eu, no alto dos meus trinta anos, me lembro um pouco daquela época dourada de domingos inteiros com os olhos vidrados na telinha.
Tive a honra de ver o Zidane jogar. O mais elegante dentre todos os jogadores que já existiram. Quem não é criança sabe muito bem do que estou dizendo.
Fantástico! O futebol parecia tão fácil vendo-o jogar, o domínio, o salto, a perna esticada salvando a bola de sair para a lateral... Ou o domínio no peito em grande velocidade, enquanto virava o corpo. Fora de série. Obrigado por ter jogado!
Eu tive a sorte de vê-lo, mais Del Piero, Batistuta, Matt Le Tissier, Chapuisat, Moller, Hassler, Guardiola, Hierro, e milhares de outros. E você? Não!?
Acha que esse Neymar, cheio de marra, cai-cai maldito, feio, porque tem dinheiro e mídia a seu favor, vira lindo e intocável. Se acha superior e destrata até seus superiores (lembram de quando colocou em jogo a qualidade de treinador do técnico Dorival Jr.?) GIGANTE no marketing e na seleção, sente o peso de TONELADAS. Vamos viver o presente e valorizar o passado. Reviver significa viver duas vezes. Tomar como exemplo quem um dia não exigia ser copiado.
Todos sabem que sou Flamengo, por isso nem falei em Zico.
Podem alguns não gostarem ou colocar à prova seu futebol, porém seu caráter é inquestionável.
Deixemos de idolatrar esses panacas e esperemos o tempo se encarregar de escrever a história de quem realmente merece que nossos filhos/netos se interessem para passar aos seus."

Felipe de Sá Tiago.

3 comentários:

  1. Valeu Felipe,
    Estes jogueiros de hoje não amarram nem os cadarços das chuteiras dos ídolos do passado.
    Também sou Flamengo, e este Neymar não dá para comparar nem com Adílio, imagine ZICO.

    ResponderExcluir
  2. Moacir, voce enlouqueceu de vez. quem danado é zico para vc comparar com neymar. zico no máximo dá para comparar com cascata.

    ResponderExcluir
  3. Isto só pode ser comentário de vice Vasco, é ou não é?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, mas fale sempre a verdade, sem palavrões, sem denegrir ninguém, usando o bom humor e, principalmente, se identificando corretamente.
Comentários maliciosos serão retirados do ar pela moderação do blog.