terça-feira, 1 de maio de 2012

Cobertura da pelada de 26 de abril de 2012.

Gente, antes de tudo queremos nos desculpar pela demora na atualização do blogue.

A reunião antes da pelada

A pelada do dia vinte e seis de abril reuniu no Clube da Caixa Econômica em Pium vários craques que, logo cedo, foram chegando para a resenha no bate papo descontraído que reina antes dos jogos.
Os assuntos dominantes eram a desclassificação do Flamengo no último domingo, após ser derrotado pelo Vasco da Gama pelo Campeonato Carioca e, claro, as derrotas dos times espanhóis na Champion League.
De surpresa a presença de Jácio Pitoco, voltando aos gramados.
Vovô, como sempre, com suas teorias táticas avançadíssimas (!), explicava para os companheiros como pararia Messi escalando Euzébio do Ceará para marcá-lo.
Depois de muito debatido o assunto, os craques preocuparam-se em saber sobre a saúde de Moacir, ainda sob cuidados médicos, porém, nada mais preocupante.
 Wellington, Marcelo, Isaac e Paulino, num bate-papo legal
 Marcelo, que na semana passada foi eleito o Craque da Semana, chegou cedo e disposto
 Os Craques Acarienses: Nílson Baresi, Jácio Pitoco, Jesus de Rita de Miúdo e Totonho Cunha, jamais perderam quando jogam no mesmo time
O massagista Berico (cuja entrevista estará editada em poucos dias) em ação antes da pelada


A formação das equipes

Novamente foi Totonho Cunha quem separou os pares, com cuidado de igualar nomes por técnica e resistência física.
Depois as equipes foram escolhidas na base do par ou ímpar, por Isaac e Paulino. E o resultado foi o seguinte:
Os amarelos ficaram com o goleiro Marcelo, Curumim, Nílson Baresi e Lobato. Na frente dessa primeira linha estavam Paulo Ninja e João Ronaldo. Jogando um pouco mais adiantados tinham Jesus de Rita de Miúdo e Mauro, e no ataque Paulino e Ademir.
Os azuis formaram com o goleiro Telmo, Jácio Pitoco, Gonzagão e Totonho Cunha, numa linha de três atrás, com Marcelo jogando um pouco à frente. Pelo meio alternando a proteção à defesa e subidas ao ataque, ficava Wellington e Massilon e um pouco mais adiantado Alexandre. No ataque Isaac e Vovô.

 Equipe Azul (em pé): Marcelo, Telmo, Alexandre, Vovô e Jácio. (Agachados): Totonho Cunha, Massilon, Welligton, Isaac e Berico (massagista).
Equipe Amarela: Berico (Massagista), João Ronaldo, Marcelo, Ademir, Nílson Baresi, Curumim, Lobato, Paulino, Paulo Ninja e Jesus de Rita de Miúdo.

Os jogos

Primeira Pelada

A partida teve seu início sob o apito do árbitro Josuá.
Como tem sido comum na Primeira Pelada o jogo foi bastante disputado e o placar final mostra isso.
Os azuis foram os primeiros a se lançarem ao ataque com Alexandre e Isaac levando perigo ao gol do arqueiro Marcelo.
Os amarelos responderam com chute forte de Paulinho na rede, pelo lado de fora.
Novamente os azuis deram preocupação à zaga adversária com Wellington chegando de trás para bater, mas o chute saiu mascado e o goleiro acabou ficando com a bola.
Em lance semelhante ao anterior os amarelos chegaram com Paulino, mas a bola acabou encontrando o mesmo destino, a rede pelo lado de fora.
Daí por diante os amarelos dominaram o meio e chegavam sempre com muito perigo ao gol de Telmo. E numa inversão de posições, Paulo Ninja subiu ao ataque com João Ronaldo. Jesus de Rita de Miúdo foi lançado na esquerda, levou ao fundo e deu voltando para Paulo Ninja. O cruzamento saiu perfeito e foi encontrar a cabeça de João Ronaldo para assinalar o seu primeiro tento do ano. Os azuis estavam na frente.
Mas os azuis responderam com Isaac chutando forte. Porém, o goleiro Marcelo abafou o chute e se jogou aos seus pés no rebote, realizando excelente defesa.
Na parte defensiva das equipes as coisas se equilibravam. No time amarelo Nílson Baresi se antecipava bem e levava larga vantagem sobre os atacantes adversários. No time azul era Gonzagão quem dominava a bola e saía jogando com classe.
Na única vez que Nílson Baresi deu o bote errado, Vovô ganhou pela direita. Entretanto, chutou por cima do gol.
Numa falta na entrada da área Isaac chutou na barreira.
Os amarelos voltaram a marcar com Ademir em excelente jogada de Mauro em parceria com Curumim, que também se destacava na defesa, além de apoiar no ataque, fazendo dupla com Jesus de Rita de Miúdo.
Os azuis diminuíram com o rebote de uma cobrança de falta sendo aproveitado por Massilon que, com um toque por cima de todos os jogadores que estavam na área, também encobrindo o arqueiro Marcelo, mandou para as redes.
Nesse momento do jogo os azuis cresceram em Wellington se destacava no meio, ora armando, ora defendendo, outras vezes chegando para chutar de fora da área.
Jesus de Rita de Miúdo arrancou pela direita e foi conduzindo na diagonal. Driblou Massilon para o meio, tocou se livrando de Totonho Cunha, deu o Drible da vaca em Marcelo se livrando também do combate de Wellington e num toque leve sob a bola, com o goleiro adiantado, viu a pelota se perder por cima do travessão passando a poucos centímetros do gol, num lance de belíssima plástica.
Novamente os amarelos atacaram com Jesus de Rita de Miúdo, tabelando com Mauro e lançando Ademir no mano-a-mano com Gonzaga. O atacante cortou para o lado e mandou um foguete rasteiro, mas a bola passou raspando a trave direita do gol. Paulino reclamou porque estava sozinho e em ótimas condições de marcar.
Os azuis no ímpeto do empate lançaram-se ao ataque e numa dessas investidas perderam a bola, Mauro lançou Jesus de Rita de Miúdo que dominou a bola já pondo-a num espaço vazio e livre à sua frente. Com apenas Gonzaga na defesa adversária, Jesus conduziu pelo meio e tocou para Ademir, quando Gonzaga correu para tentar roubar-lhe a bola, ele devolveu para Jesus. Gonzaga ainda tentou chegar no adversário, mas esse já havia cortado para a direita e devolvido para Ademir entrando na área. O atacante amarelo apenas dominou e chutou forte no cantinho esquerdo de Telmo. Era o terceiro da equipe.
Os azuis ainda diminuíram com um gol belíssimo de Massilon, após receber na entrada da área e perceber o goleiro um pouco adiantado, o meia deu um toque sutil por sobre e encobriu o arqueiro, diminuindo e marcando um golaço!
Final Amarelos 3 x 2 Azuis.

Surpresa da Primeira Pelada: Massilon (pelos dois golaços marcados).
Destaques da Primeira Pelada: Ademir (abriu os espaços na defesa adversária, marcou duas vezes e puxou alguns contra-ataques). Também queremos registrar a importância de Nílson Baresi (seguro nas antecipações e realizando uma parceria importante com Lobato. Ambos anularam Isaac). Mas é salutar para a boa memória do jogo que registremos Gonzaga como destaque também, afinal sem suas antecipações e bloqueios o placar poderia ter sido mais folgado.
Melhor Jogador da Primeira Pelada: Mauro (o craque dos azuis comandou as descidas de sua equipe e defendeu bem na frente da linha de zaga).
Jesus de Rita de Miúdo e Curumim comemoram a vitória na Primeira Pelada


A Segunda Pelada

Apenas cinco craques da Primeira Pelada foram escalados para o segundo jogo.
Queremos registrar a presença de Nélio para a Segunda Pelada. O Craque há muito não comparecia.
Auxiliado por Isaac e Nélio, o Craque Fuzaca vai organizando a Segunda Pelada

Os amarelos formaram com o Azevedo no gol, Zezinho, Fabinho e Benito; Goiamim, Nélio, Paulo Ninja e Jéferson; Alexandre e Isaac no ataque.
Os azuis ficaram com o goleiro Telmo, Fuzaca, João Ronaldo e Paulo Bitoca; Jesus de Rita de Miúdo, Edy, Silvino e Barreto pelo meio, e no ataque Sandro outra vez fez parceria com o Craque Stone.
 Equipe Amarela (em pé): Alexandre, Zezinho, Paulo Ninja, Goiamim e Azevedo. (Agachados): Nélio, Isaac, Benito, Jéferson e Fabinho.
Equipe Azul (em pé): Sandro, João Ronaldo, Edy, Paulo Bitoca, Telmo e Fuzaca. (Agachados): Stone, Silvino, Barreto e Jesus de Rita de Miúdo.

Bom, devemos explicar que depois das equipes posarem para as fotos, houve uma troca de goleiros, quando do sorteio por bola e campo de jogo.
Os amarelos atacaram primeiro com Isaac chutando de fora da área e obrigando o goleiro Azevedo a mandar a bola para escanteio, numa defesa de mão trocada. Na cobrança João Ronaldo subiu e cortou a bola criando um contra-ataque puxado por Jesus que lançou Stone. O craque chutou para fora.
Na reposição da bola os azuis dominaram no meio e Edy finalizou para fora. Em outro lance Barreto encontrou a cabeça de Mauro que jogou com perigo por sobre o gol adversário.
Os amarelos subiam ao ataque com perigo, em jogadas trabalhadas entre Nélio e Jéferson, mas que paravam no passe final, ou nas antecipações de Fuzaca, mais uma vez se destacando na marcação de Isaac. Na defesa dos amarelos Fabinho fazia grande partida e Benito apoiava pela esquerda.
Outro lance de perigo no jogo foi num contra-ataque dos amarelos. Dessa vez em investida de Goiamim pela direita, a bola foi lançada para Alexandre que, após dominá-la, chutou de fora da área por cima da meta.
Outra vez os amarelos levaram perigo ao goleiro Azevedo, com Isaac mandando a bola à esquerda do gol.
João Ronaldo percebendo a desarrumação de sua equipe moveu algumas peças e logo o resultado foi visto. Os azuis passaram a dominar o meio de campo, mas na primeira jogada d quando colaram Edy em Nélio e avançaram mais o meia Silvino. Paulo Bitoca ficou mais atrás com Jesus.
Foi em jogada trabalhada pelo meio, com bastante toques na bola que passava de pé em pé, que Silvino levantou na área e Sandro cabeceou forte para a rede. Os azuis abriam o placar.
Os amarelos sentiram o golpe e passaram a errar muitos passes. Os azuis se aproveitavam e contra-atacavam. Jesus de Rita de Miúdo lançava a bola pelo chão para Sandro e sempre o encontrava livre, mas Fabinho estava perfeito na marcação.
Num desses lançamentos foi Stone quem recebeu pela direita, ganhou a bola e conseguiu um escanteio. Na cobrança de Sandro a bola foi de encontro a Mauro. O Excelente cabeceador deu um toque com força e a bola entrou no ângulo superior direito do arqueiro Telmo. Azuis dois a zero.
Os amarelos partiram para “tirar o prejuízo” e passaram a atacar muito com Nélio e Jéferson chegando de trás, Goiamim se movimentando pelas laterais e abrindo espaço para os companheiros pelo meio. Isaac e Alexandre, bem marcados, quase não recebiam bola.
Num dos ataques dos amarelos, Sandro brigou pela posse de bola com Benito e na linha de fundo cruzou para dentro da área. Stone chegou atrasado, mas mesmo assim cabeceou de raspão para fora.
Noutro lance bem parecido, Silvino lançou na área e Sandro subiu para cabecear, mas se viu prensado por Stone e pelo goleiro Telmo, e a bola se perdeu por cima da meta.
Mauro ainda teve uma boa chance de ampliar o placar. Barreto desperdiçou uma da mesma forma e Edy chutou pela linha de fundo, em três chances claras de gol pelo lado dos azuis.
Pelos amarelos foi Alexandre quem jogou a bola pela direita da meta. Jéferson tentou de longe, mas o goleiro Azevedo estava seguro e Nélio, numa cobrança de falta quase mexe no placar.
Zezinho também poderia ter aproveitado uma bola lançada nas costas de Paulo Bitoca e batido de primeira, mas tentou um drible final e Jesus fez a cobertura certa e saiu jogando com João Ronaldo.
O jogo não teve alterações de gols.
Final de jogo: Amarelos 0 x 2 Azuis.
Surpresa da Segunda Pelada: Silvino (correu muito, se movimentou bem e foi presença nos lances de mais perigo no ataque do seu time).
Destaque da Segunda Pelada: Sandro (comandou o ataque dos azuis, marcou um belo gol de cabeça e deu a assistência no segundo, de Mauro, com a cobrança perfeita de escanteio)).
Melhor jogador da Segunda Pelada: Fabinho (sem ele o placar poderia ter sido bem mais elástico, marcou forte e bem o comandante de ataque Sandro).

Quadro geral da semana

Essa semana tivemos ste gols assinalados, com dois artilheiros marcando dois gols cada: Ademir e Massilon.
O Bola Cheia da Rodada fica com Mauro (pelo conjunto das duas peladas).
A Luva de Ouro fica com o goleiro Marcelo (pela fantástica defesa no chute forte de Isaac, a queima roupa e a sequência do lance quando abafou a bola nos pés do perigoso atacante, na Primeira Pelada).
Destacamos o árbitro Josuá, outra vez, pela boa participação em ambos os jogos.

Quadro de artilheiros

Não houve grandes mudanças na artilharia e o quadro continua praticamente igual, com Isaac liderando e Alexandre em segundo. Como ambos não marcaram, viram Sandro se aproximar na artilharia.
Sandro agora lidera a média de gols/jogos.
Eis o quadro completo:
Craque Gols Jogos Média
Isaac 14 16 0,88
Alexandre 11 18 0,61
Sandro 11 11 1,00
Ademir 8 10 0,80
Stone 4 9 0,44
Edward 3 8 0,38
Dr. Henrique 2 6 0,33
Dr. Paulo 2 4 0,50
Jean 2 5 0,40
Barreto 2 7 0,29
Mauro 3 10 0,30
Marcelo 2 10 0,20
Massilon 2 10 0,20
Érbio 2 7 0,29
Zezinho 2 8 0,25
Vovô 2 5 0,40
Curumim 1 11 0,09
Goiamim 1 5 0,20
Jéferson 1 6 0,17
Jesus de Miúdo 1 10 0,10
João Ronaldo 1 8 0,13
Moacir 1 7 0,14
Paulino 1 3 0,33
Paulo Bitoca 1 11 0,09
Silvino 1 11 0,09
Total de gols 81


 Quadro das peladas realizadas e gols marcados no geral

RESULTADOS DA 1ª PELADA RESULTADOS DA 2ª PELADA
Dias Jogados Datas Amarelo Azul Amarelo Azul
9 01/mar 3 3 3 2
08/mar 2 0 1 4
Quant. Jogos 15/mar 1 1 1 2
18 22/mar 1 2 4 4
28/mar 2 1 4 5
03/abr 2 2 1 4
12/abr 2 3 1 2
19/abr 4 3 2 2
26/abr 3 2 0 2
Total de gols/equipe 20 17 17 27 Total geral 81
Média de gols Dia Jogos
9,00 4,50


Teve gente que faltou

Sentimos falta de alguns craques ontem à noite.

Érbio aqui nem pisou no Clube da Caixa.

Cadê você Tourinho?

Moacir continua no Departamento Médico.

Jean não voltou depois que foi ver o seu Vascão jogar.

Edward?

Depois das peladas...
 Mesa farta e muita descontração, além de lances relembrados e críticas
 Não sabemos se foi coincidência, mas a pose de Isaac nesta foto talvez mostre o espírito do Craque após as duas partidas da noite sem marcar gol (fato incomum e raro). Lá atrás vemos Fuzaca explicando como faz para ganhar a bola dos adversários
Nílson Baresi, Wellington e Marcelo
Jácio Pitoco e Nílson Baresi, amigos desde os tempos de Rua da Matriz em Acari, hoje companheiros na Pelada Craques & Craques

As frases da semana

“Eu sou f... !”
Lobato – após roubar a bola de Isaac, dar um drible de corpo e puxar um contra-ataque.

“Vai, Vovô, chuta, chuta! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK”
Lourdinha – tiete do cearense, incentivando-o ao gol e gargalhando após a bola passar sobre a tela de proteção.

“Isaac, tu fala demais e num jogou carai nenhum, miserável.”
A mesma Lourdinha – discutindo com Isaac sobre quem joga mais bola, ele ou Vovô.

“Hoje a coisa foi difícil.”
Vovô – reclamando da vida.

“Porque eu não quis, senão o placar tinha sido bem mais elástico.”
Stone – saindo do banho e rebatendo as críticas por duas quedas que sofrera na área.

“Mauro, estou invicto jogando ao seu lado. Desde o ano passado!”
Jesus de Rita de Miúdo – exultante, para quem Mauro deveria ter sido profissional.

“E eu nem estou na melhor forma.”
Mauro – em resposta.

“Zagueiro artilheiro. Bote assim no blog.”
João Manoel – ainda comemorando o gol marcado na Primeira Pelada.

“Assim eu morro.”
Gonzagão – exausto, após parar mais um ataque dos adversários.

“Três jogos, três vitórias. Uma média da porra!”
Paulino – todo pé quente.

“Que diabo ‘tá acontecendo com Dr. Henrique?”
Paulo Ninja – inquiridor, fã confesso.

“Olhe quem me marca e olhe quem marca ele.”
Isaac – comparador, analisando sua disputa com Sandro.

“Aí, Fabinho! Ele quer dizer que tu não joga nada.”
Sandro – provocador, defendendo-se.

“Puta que pariu! Nem Moacir perde um desses aí.”
Isaac – saudoso, cochichando só para si, após Stone cabecear uma bola para fora.

Então é isso pessoal. Semana que vem a pelada será na quinta-feira (03/05).
Até lá. Porém, a qualquer momento o blog pode ser atualizado.

Se uma imagem vale por mil palavras, o que diremos de duas imagens?

 Vovô abandonando a vontade de ser o holandês Johan Cruyff...
E vivendo o sonho de ser César Cielo.


Enquete da semana encerrada - Resultado final


Pergunta: Na briga pela artilharia, quem sonha mais com quem?

Sandro com Isaac.
  10 (55%)
Isaac com Sandro.
  8 (44%)
Alexandre com os dois.
  0 (0%)

Votos: 18
Enquete encerrada.

Um comentário:

  1. Na segunda pelada no time amarelo quem ta ao lado de Isaac é Nélio

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, mas fale sempre a verdade, sem palavrões, sem denegrir ninguém, usando o bom humor e, principalmente, se identificando corretamente.
Comentários maliciosos serão retirados do ar pela moderação do blog.