sexta-feira, 30 de março de 2012

Cobertura da pelada de 29 de março de 2012


A reunião antes da pelada

Ainda era cedo ontem quando a nossa equipe chegou ao ambiente onde todas as quintas-feiras os 22 Craques se reúnem para a pelada mais falada de toda Natal.
Apenas três craques haviam chegado, mas aos poucos foram surgindo e antes das dezessete horas a Primeira Pelada estava completa.
Quebrando a tradicional “tirada de times”, Moacir alegou cansaço e passou o seu bastão para o craque Massilon. Portanto, os tradicionais gritos e chateações do momento destacado entre aspas não ocorreu. Os times foram formados em silêncio, enquanto os outros craques batiam papo e proseavam sobre vários assuntos.
Depois de escolhidas as equipes, Moacir confessava à nossa produção da satisfação de Isaac em colocá-lo no mesmo time. Há mais de ano isso não ocorria. "Realiza um sonho cada vez que isso acontece", insultava Moacir. Isaac por sua vez replicou dizendo que não tivera outra escolha, Massilon havia vencido o “par ou ímpar”. Pois é, mesmo jogando no mesmo time há trocas de farpas entre os dois.

 Moacir não quis participar da escolha dos times. Dizia estar cansado
 Tadeu com os acarienses Totonho Cunha e Jesus de Miúdo
 O mascote "Dom Sapo", que não perde uma só pelada dos Craques & Craques, recebendo afago do Presidente de Honra
 A prosa tradicional
 O papo descontraído
 Marcelo explicando como Fuzaca pararia com facilidade o argentino Messi, caso ambos se confrontassem
 Moacir argumentando que Messi não tem coragem de vir ao gramado do Campo da Caixa em Pium, porque sofreria vergonha contra Fuzaca
 Totonho Cunha, sob o olhar atento de Nílson Baresi, dá a sua opinião sobre Fuzaca x Messi e defende o cabra de Boi Selado como vitorioso num possível confronto
 Jesus de Miúdo e Tadeu
Os acarienses Nílson Baresi e Jesus de Miúdo

A formação das equipes

Ontem as equipes ficaram assim para o embate:
Os amarelos formaram com o goleiro Paulo Gurgel, Welligton, Nílson Baresi, Totonho Cunha, Paulo Ninja e Massilon.
No meio Fabinho e Marcelo armavam o time. No ataque Alexandre e Jean faziam dupla perigosa.
Os azuis reforçaram a sua defesa com o goleiro Telmo. Formando uma última linha de defesa tinham Paulo Bitoca, Gérson e Lobato. Um pouco mais à frente Tadeu, Érbio e Jesus de Miúdo. O canhoto Edward fazia o quarto homem de meio de campo, responsável pela ligação com o ataque que tinha Moacir e Isaac.

 Os amarelos venceram com (em pé): Marcelo, Paulo Gurgel, Nílson Baresi, Paulo Ninja e Jean. (Agachados): Totonho Cunha, Massilon, Alexandre, Welligton e Fabinho.
 Os azuis tiveram o apoio técnico de Gonzagão (na foto sem uniforme), mas perderam com (em pé): Moacir, Isaac, Telmo, Gérson e Tadeu. (Agachados): Paulo Bitoca, Lobato, Érbio, Edward e Jesus de Miúdo.

Os jogos

Primeira Pelada

O jogo começou sob o apito seguro do árbitro Josuá.
Logo os amarelos se lançaram para o ataque e adiantaram a sua marcação, dificultando a saída de jogo dos amarelos.
A bola ia da metade de um campo ao outro sem muito perigo para as defesas, com os amarelos se mostrando mais perigosos nas poucas finalizações.
Porém, não demorou muito e num lançamento despretensioso dos amarelos, a zaga dos azuis bateu cabeça e entre vários bates-rebates a bola sobrou para Alexandre empurrar para a rede defendida pelo arqueiro Telmo.
Os azuis se perderam completamente em campo e erravam o último passe com facilidade, mas vale salientar a excelente postura defensiva dos amarelos.
Com o seu meio de campo dominando o jogo, os amarelos foram premiados em nova falha defensiva dos azuis e ampliaram o placar após ótima jogada pela direita. A bola foi centrada por Alexandre e Jean, livre de marcação, da marca do pênalti marcou o seu gol.
Com a vantagem os amarelos recuaram para o seu campo de defesa e passaram a explorar os contra-ataques.
Por sua vez, os azuis adiantaram Jesus de Miúdo, porém, mesmo assim, ainda havia um grande espaço entre o meio e o ataque.
O primeiro lance de perigo em favor dos azuis saiu depois de investida do goleiro Paulo Gurgel ao ataque, Érbio roubou-lhe a bola e lançou Isaac na esquerda. Da linha que divide o gramado o craque tentou o gol. A bola viajou e ia entrar no ângulo, entretanto o zagueiro Nílson Baresi jogou de cabeça para escanteio.
O jogo seguiu morno. Os amarelos estavam satisfeitos com o resultado e se defendiam bem, e os azuis desorganizados não conseguiam furar o bloqueio defensivo dos adversários. Mesmo quando isso ocorria o zagueiro Nílson Baresi conseguia se antecipar e ganhar a bola, realizando assim, ao lado do companheiro Totonho Cunha, uma excelente partida.
Paulo Gurgel fez duas defesas difíceis em chutes rasteiros de Isaac. Mas, num contra ataque da Equipe Azul, o goleiro quis adivinhar o lance e largou o gol. Isaac com ímpar visão de jogo, quase do meio de campo, percebeu o adiantamento do arqueiro e num belo chute descontou para os azuis.
Depois Paulo Gurgel realizou uma fantástica defesa em chute de Érbio.
As equipes pouco atacaram no final e o jogo ficou no score de Amarelos 2 x 1 Azuis.

Surpresa da Primeira Pelada: Totonho Cunha (cortou diversas bolas pelo lado esquerdo dos amarelos).
Destaque da Primeira Pelada: Nílson Baresi (com antecipações perfeitas, parou o ataque dos azuis não perdendo um único lance).
Melhor jogador da Primeira Pelada: Alexandre (além do gol anotado e da assistência no gol de Jean, sentiu a hora certa de voltar para ajudar aos seus companheiros defensores).

A Segunda Pelada

O que assistimos ontem na Segunda Pelada foi uma aula de superação, em todos os sentidos.
Superação em conjunto da Equipe Azul, superação individual de Isaac e superação também individual de Mauro. Vamos aos fatos.
Os amarelos formaram com o jovem goleiro Marcelo, Curumim, Dalmásio, Gonzagão, Marco Antônio e Barreto, como homens jogando mais atrás. No meio tiveram Matheus, Goiamin e Alexandre mais avançado. No ataque Stone ficou isolado.
Os azuis ficaram com o goleiro Telmo, Fuzaca, João Ronaldo e Benito na defesa. Pelo meio Mauro, Silvino, João Manoel e Jérfeson. Isaac teve a companhia de Henrique no ataque.
 Os amarelos jogaram com: (em pé) Marcelo, Gonzaga, (na foto segue João Manoel, mas o mesmo defendeu a cor azul) Goiamim, Marco Antônio e Stone. (Agachados): Curumim, Dalmásio, Matheus, Barreto e Alexandre. Vemos o árbitro Josuá (de verde) no meio do grupo.
 Os azuis venceram com: (em pé) João Ronaldo, Telmo, Henrique Maldini, Jérfeson e Isaac. (Agachados): Fuzaca Figueroa, Benito, Silvino e Mauro (na foto está faltando João Manoel).


O jogo começou num ritmo frenético por parte dos amarelos. E logo o primeiro gol saiu dos pés de Alexandre aproveitando falha da zaga e a sobra da bola entre muitos craques.
Mal os azuis deram saída de jogo e os amarelos estavam pressionando novamente. Depois de belo chute de Alexandre, a bola explodiu na trave esquerda do arqueiro Telmo e foi parar no toque de primeira do oportunista atacante Stone. Era o segundo dos amarelos.
Os azuis não se entendiam em campo, como um replay da Primeira Pelada, os jogadores brigavam e se ofendiam dentro de campo. João Ronaldo cobrava do ataque, que cobrava pelas falhas da defesa.
Quem se aproveitou do desmantelo dos azuis foi Stone. Após receber passe em profundidade pela esquerda do seu ataque, dominou a bola, partiu para cima de Fuzaca, cortou para o meio e bateu bonito, rasteiro no canto direito do goleiro Telmo. Era o terceiro da Equipe Azul.
E Stone continuou dando trabalho á defesa adversária, mas errava na hora de finalizar.
Pelo lado dos azuis Henrique decidiu voltar para formar a defesa, mesmo com João Ronaldo sendo contra. Mas isso liberou João que foi fazer o meio com o xará João Manoel.
Os azuis se organizaram e exigiam mais do goleiro Marcelo.
A primeira grande chance dos azuis foi na cobrança de pênalti, praticado por Curumim. Isaac até bateu bem, mas o goleiro Marcelo foi buscar no canto direito.
A gritaria dos azuis aumentou. Isaac dizia ter perdido porque foi desconcentrado por Henrique, seu próprio companheiro de time.
Os amarelos seguiam perdendo gol. Alexandre chutou violento, mas viu e se lamentou quando a bola explodiu no travessão.
Mauro e o goleiro Marcelo realizaram o lance mais fantástico da partida. Depois de excelente cruzamento de Benito, Mauro subiu e cabeceou para baixo, mas o arqueiro dos amarelos, como um gato, saltou para pôr a bola para escanteio, praticando “A Defesa da Noite”.
Aí, Isaac no contra ataque mostrou oportunismo e marcou para os azuis.
Não demorou muito e num belíssimo chute o mesmo atacante marcou o segundo dos Azuis.
Numa ótima triangulação entre os dois “Joões” e Mauro, a bola foi encontrar Isaac para chutar forte. A bola já havia passado pelo goleiro quando Matheus terminou de mandá-la para a rede. O árbitro assinalou gol de Isaac. A partida estava outra vez empatada.
Os amarelos reagiram e voltaram a atacar. Logo Alexandre recebeu de Goiamim depois desse driblar quase toda a defesa dos azuis e pôs sua equipe outra vez na frente. Era o seu segundo gol na partida e o terceiro na noite.
Novo pênalti para os azuis, após Curumim cometer falta dentro da área. Mauro mostrou personalidade e pegou a bola para bater. Mas isolou a pelota por sobre o gol.
Não demorou muito e o atacante se redimiu com oportunismo, mandando a bola para as redes, empatando o jogo novamente.
O que se viu, então, foi uma partida aberta com ambas as equipes atacando muito, os goleiros se destacando e o árbitro Josuá realizando grande atuação, além da excelente presença defensiva de Gonzagão por um lado e de Henrique pelo outro. Barreto e João Ronaldo respondiam no meio por suas equipes
Mas, no apagar das luzes, brilhou a estrela do Craque Isaac. Após investida de Henrique pelo meio, João Manoel recebeu e deu um passe perfeito para Isaac, que driblou o goleiro com o corpo, dominando a bola e ficando com a trave livre à sua frente. Era o seu quarto gol na partida, quinto da noite.
Final: Amarelos 4 x 5 Azuis.

Surpresa da Segunda Pelada: João Ronaldo (coordenou sua equipe com gritos a “La Obdúlio Varela).
Destaques da Segunda Pelada: Stone e Alexandre (pelo trabalho que deram à defesa dos azuis) e Gonzaga e Henrique (se não fosse por ambos, cada um defendendo o seu lado, o placar poderia ter sido ainda mais dilatado).
Melhor jogador da Segunda Pelada: Isaac (por tudo que realizou na partida).

Quadro geral da semana

O artilheiro da semana é Isaac (5 gols)
O Bola Cheia fica com Isaac (pelo conjunto dos feitos nas duas peladas e pelo golaço quase de meio de campo).
A Luva de Ouro fica com o goleiro Marcelo, pela fantástica defesa na cabeceada de Mauro na Segunda Pelada.
Destacamos o árbitro Josuá pela excelente participação em ambos os jogos.
 Josuá se destacou pela arbitragem sem reclamações. Foi perfeito no apito
O Cracaço (!) Isaac é o grande nome da noite
O jovem goleiro Marcelo é, pela segunda vez seguida, eleito Luvas de Ouro da Semana

Quadro de artilheiros

Com os cinco gols marcados ontem o Craque Isaac isolou-se de vez na artilharia, chegando aos 11 gols.
Eis o quadro completo:
Quadro de artilharia
Craque Gols
Isaac 11
Alexandre 8
Sandro 6
Stone 4
Ademir 3
Dr. Henrique 2
Jean 2
Barreto 1
Érbio 1
Edvard 1
Jéferson 1
Jesus de Miúdo 1
Mauro 1
Moacir 1
Paulo 1
Paulo Bitoca 1
Zezinho 1
Total de gols 46


Quadro das peladas realizadas e gols marcados no geral

RESULTADOS DA 1ª PELADA RESULTADOS DA 2ª PELADA

Datas Amarelo Azul Amarelo Azul


01/mar 3 3 3 2


08/mar 2 0 1 4


15/mar 1 1 1 2


22/mar 1 2 4 4


28/mar 2 1 4 5

Total de gols/equipe 9 7 13 17 Total geral 46








Média de gols = 4,6 por jogo e 9,2 por dia.






Teve gente que faltou

Sentimos falta de alguns craques ontem à noite.

 O Craque Sandro está em São Paulo, onde realiza testes no Corinthians Paulista. Alguém deve substituir Adriano por lá.

Aguardem

Ficou para a semana vindoura a entrevista com o Craque Moacir.

As frases da semana

“Eu vim aqui para fazer gols”
Stone, após ser requisitado para ajudar no setor defensivo do seu time.

“Vai perder, vai perder. Você vai perder.”
Henrique, enfático, para o companheiro Isaac quando esse colocava a bola na marca da cal.

“Sonhei fazendo seis gols hoje e não realizei o sonho porque Henrique me desconcentrou na hora do pênalti.”
Isaac, artilheiro da noite, se explicando sobre o pênalti perdido.

“Mais um atropelamento de Henrique.”
Paulo Ninja, olhando para o meio de campo, onde uma colisão ocorrera.

“Tá doendo aqui?”
Dr. Henrique, após atropelar Gonzagão, pondo a mão atrás do joelho do amigo.

“Ai, ai, ai... Dói tudo e em todo canto!”
Gonzagão , fazendo caretas, respondendo ao médico.

“Menos, Jesus. Menos, por favor! Você dá corda e toda bola ele quer bater no gol.”
Gonzagão pedindo a Jesus que não incentivasse tanto o atacante Stone.

“Eu sou foda!”
Isaac, modesto ao extremo, gritando após marcar seu quinto gol na noite.

“Mas só fode aqui.”
Curumim respondendo baixinho ao adversário.

Então é isso pessoal. Semana que vem a pelada será na terça-feira (03/04).
Até lá. Porém, a qualquer momento o blog pode ser atualizado.

2 comentários:

  1. Gonzagão,
    Você tem que jogar comigo na 1ª pelada, pois sua idade bate com a minha, Lobato e Totonho ou seja acima de 60, legal?

    ResponderExcluir
  2. Isaac,
    Não invente de botar eu no seu time, pois só tem graça quando jogo contra você.Quero ver você fazer 5 gols, só sonhando como tu disse.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, mas fale sempre a verdade, sem palavrões, sem denegrir ninguém, usando o bom humor e, principalmente, se identificando corretamente.
Comentários maliciosos serão retirados do ar pela moderação do blog.