sexta-feira, 9 de março de 2012

A pelada de 08 de março.


A reunião antes da pelada

A nossa equipe de cobertura pegou carona até o Clube da Caixa em Pium com o organizado Totonho Cunha. Assim que entrou no carro do atleta o nosso produtor percebeu a luz de temperatura acesa. Tivemos que parar num posto e, mesmo sob os protestos de Totonho, nós esperamos por cerca de meia hora para termos o problema resolvido.
O carro, sem nenhuma gota de água, fervia e fumaçava muito. Porém Totonho, taradão pela resenha, insistia em seguir viagem, sendo contido desse seu desejo. Teve que esperar.
Nós chegamos ao Clube da Caixa e lá encontramos quatorze atletas da Pelada Craques & Craques num bate-papo descontraído ao redor de duas mesas. O assunto: os jogos da noite de quarta-feira pela Taça Libertadores das Américas; a vitória do Fluminense sobre o Boca Juniors em pleno estádio da equipe argentina, o mítico La Bombonera; os golaços de Neymar na vitória (3 x 1) do Santos contra o Internacional gaúcho; os três pontos conquistados com sofrimento pelo Corinthians Paulista e, claro, não poderia passar em branco, os cinco gols do argentino Messi no show da fantástica vitória do espanhol  Barcelona sobre o Bayer Leverkursen (7 x 1) pela Liga dos Campeões da Europa.
E como futebol é discussão, e como discussão gera polêmica... Messi ultrapassará Pelé? Neymar será melhor que Messi?
Para que os visitantes possam visualizar essas reuniões de resenha, postaremos algumas fotos antigas. Eis:

 Gérson e Totonho conversam sobre as coisas de Acari, terra de Totonho
 Moacir às vezes encabeça as polêmicas e, quase sempre, a reunião se forma ao seu redor
A turma aproveita e bate um papo legal, trocando informações, como o árbitro Marcos e Ébio (aproveitamos e agradecemos ao pessoal da FIFA pela liberação da imagem do árbitro)

A formação das equipes

Aos poucos os atletas que faltavam para completar o quadro da Primeira Pelada foram chegando. Listados e equiparados, os times Azul e Amarelo começaram a ganhar rosto. Na negociação, como sempre, os gritos de Isaac e Moacir na formação das equipes eram ouvidos de longe.
Os azuis reforçaram a sua defesa com o goleiro Luiz, Gonzaga, Fabinho, Totonho e Marcelo. Pelo meio tinham Silvino, Edvar e Paulo Ninja. No ataque o sempre perigoso Isaac formava dupla com Alexandre. O time estava forte e foi questionado sobre sua superioridade defensiva pelos adversários.
Os amarelos, carentes de jogadores de defesa, formaram com o goleiro Delmo, Gérson, Lobato, Massilon e Jesus de Miúdo foi trazido para a zaga, a fim de reforçá-la um pouco. No meio Tadeu, Edy e Moacir armavam o time. No ataque Sandro e Ademir se responsabilizariam em dar trabalho à defesa adversária.
Times formados e a Primeira Pelada teve início quando o árbitro Marcos apitou forte sob a bela Lua Cheia subindo céu adentro.

Até a lua veio cheinha prestigiar a Pelada dos 22 Craques & Craques

 Totonho Cunha e Sandro
 Os acarienses Totonho Cunha e Jesus de Miúdo
 Ademir, Sandro, Jesus, A Muralha Gonzagão, Totonho Cunha e Moacir, cuja cruzada de pernas é um tanto suspeita
 Paulo Ninja e Lobato, o nosso querido "Velhinho"
 Fuzaca e Massilon
 Edvar, a canhota mais temida da Pelada Craques & Craques
 Isaac e Moacir escolhem seus atletas, retirados da relação dos 22 Craques & Craques
Edy, craque com visão de jogo apuradíssima

O jogo

O jogo seguia equilibrado com ambas as equipes buscando o gol. Logo nos primeiros minutos, depois de rápida troca de passes, Sandro rolou para Moacir que da entrada da área chutou forte no canto direito do goleiro Luiz, obrigando o arqueiro a estirar-se todo e praticar aquela que lhe daria presença no quadro Luvas Ouro, jogando a bola de mão trocada para escanteio.
Isaac respondeu do outro lado com um chute na rede, só que pelo lado de fora. Depois Alexandre cabeceou uma bola cruzada por Edvar, raspando a trave.
E entre jogadas perigosas e os bons posicionamentos de ambas as defesas, a bola só encontrou as redes quando os amarelos puxaram um contra ataque. Ademir foi lançado na direita, ganhou na corrida do marcador e da linha de fundo cruzou certeiro na cabeça de Sandro. Amarelos na frente do score.
Os azuis vieram para cima com tudo. Destaque no setor defensivo dos amarelos, Gérson cortava as bolas por baixo e por cima, marcando Isaac e não lhe dando espaço algum. Quando a bola chegava onde ele não estava, encontrava a cobertura de Jesus de Miúdo. Pelos azuis o Capitão Gonzaga, A Muralha, parava as jogadas adversárias sem faltas e dividia com Fabinho os melhores desarmes.
No entanto, Moacir realmente fez a diferença. Em roubada de bola de Massilon, “O Velho” recebeu e de primeira lançou Ademir; o atacante ganhou na corrida e, na saída do goleiro, deu aquele toquinho “a La” Romário. Os Amarelos marcavam o seu segundo gol.
A partida seguiu com a pressão dos azuis, mas o placar não se modificou.
Final de jogo: Equipe Amarela 2 x 0 Equipe Azul.

Moacir saiu de campo provocando Isaac.
Destaque da Primeira Pelada: Gérson (pelo seu senso de cobertura e bloqueios nos chutes de Isaac).
Melhor jogador da Primeira Pelada: Moacir (realmente ficou difícil escolher com Tadeu e Edy também fazendo uma excelente partida; entretanto, O Velho não errou um só passe e, embora não tenha sido pego no anti-doping, ontem parecia estranho por estar correndo tanto).

A Segunda Pelada

Encerrada a Primeira Pelada, enquanto os craques que não haviam participado do primeiro jogo alongavam, testavam e esquentavam os goleiros, Fuzaca e Totonho escolhiam as equipes, cuidadosos e preocupados em manter o mesmo nível técnico e físico para os dois times.

 Fuzaca, Lobato, Massilon e Jesus de Miúdo, antes da Segunda Pelada
Berico, nosso espetacular massagista (que será homenageado na semana vindoura neste mesmo espaço), é o cara!
 Ninja descansa sentado para entrar em campo novamente, enquanto Dr. Henrique e João Manoel se aprontam
 O novo goleiro da Pelada Craques & Craques, cujo nome não foi informado à nossa equipe
 A grama está uma beleza
Zezinho, ala esquerda que apoia bastante
 Jean, atacante rompedor
Dr. Henrique e Massilon

Os azuis ficaram com o goleiro Luiz, deslocaram para defesa o Dr. Henrique, mais Curumim, Dalmásio e Massilon, pelo meio apenas João Manoel e seu fôlego de tubarão, e no ataque os três matadores Isaac, Sandro e Ademir, formavam uma espécie de Ataque dos Sonhos da Pelada Craques & Craques.
Os amarelos formaram com o goleiro (?). Aí, improvisaram Paulo Ninja e Jesus de Miúdo foi mais uma vez sacrificado na defesa, com Zezinho pela ala esquerda, no meio Paulo Bitoca, Silvino e Alexandre, no ataque Stone e Jean.
Aqui um apelo da nossa produção: gente, é importante que façamos fotos das equipes antes do jogo, para que possamos lembrar sem problemas como elas se formaram.
Bom, sob os protestos de Isaac, alegando que os seus azuis ficaram sem meio de campo, e os argumentos de Paulo Ninja que os seus amarelos estavam sem defesa... enfim, depois de boa discussão foi dado o início do jogo.
E dessa vez Isaac tinha razão. João Manoel corria sozinho tentando ligar a defesa dos azuis ao seu ataque, mas parava na forte marcação de Paulo Bitoca e Silvino. E mesmo quando a bola passava, ia encontrar Paulo Ninja feito um leão, devorando tudo na defesa dos amarelos, alternado com Jesus de Miúdo a marcação sobre Ademir e recebendo o apoio de Zezinho, apesar do ala se mandar para o ataque e nem sempre retornar em tempo hábil.
Não demorou e Alexandre num rebote, dentro da área, empurrou a bola para a rede, abrindo o marcador para os amarelos.
Jean ampliou em bela jogada pela direita, aproveitando o vazio deixado nas costas de Curumim que subira ao ataque.
Os azuis perderam duas chances, uma com Isaac após passe de Sandro que não chegou muito bom, porém teve o esforço do craque Isaac que chutou rente a trave esquerda do gol adversário; e outra chance com Sandro, dessa vez invertendo os papéis.
E como quem não faz leva... os amarelos ampliaram com Paulo Bitoca invadindo o campo adversário pelo meio, sem marcação e chutando forte no canto direito do goleiro.
Com o terceiro gol os amarelos relaxaram, apesar da boa movimentação de Stone no ataque, dando trabalho à defesa dos azuis e recebendo a forte marcação do Dr. Henrique. Stone teria seu esforço recompensado.
Mas quem marcou foram os azuis, após falta em Ademir. O mesmo se aproveitou e bateu rapidamente, cruzando na cabeça de Sandro.
Depois o próprio Sandro serviu Isaac outra vez, mas o artilheiro foi infeliz na conclusão.
Aí, brilhou a estrela de Stone. O atacante recebeu um passe de Jean que se livrara do goleiro, cortara um marcador e da linha de fundo deu voltando para Stone, que saiu para comemorar o seu primeiro gol no ano.
Final de jogo: Equipe Amarela 4 x 1 Equipe Azul.
Destaques da Segunda Pelada: Paulo Ninja e Jesus de Miúdo (ambos foram sacrificados na defesa dos amarelos, com a missão de parar um super ataque formado por Isaac, Sandro e Ademir, os três líderes no ranking dos artilheiros.)
Melhor jogador da Segunda Pelada: Silvino, pelas assistências e movimentação em campo.

Paulo Ninja e Jesus de Miúdo, dupla que parou o ataque dos sonhos

Os dois receberam os cumprimentos do Dr. Henrique, pelo belo trabalho feito na defesa dos amarelos

Quadro de artilheiros

Com os três gols marcados na noite passada o Craque Sandro disparou na artilharia, chegando aos 5 gols, sendo seguido por Ademir e Isaac, ambos com 3.
Apesar de Isaac não haver balançado as redes ontem, as apostas são que o ranking mantenha-se apertado por todo o ano.
Eis o quadro completo:

Quadro de artilharia
Craque Gols
Sandro 5
Isaac 3
Ademir 3
Alexandre 1
Dr. Henrique 1
Edvar 1
Jean 1
Paulo Bitoca 1
Stone 1
Teve gente que faltou

Sentimos falta de alguns craques ontem à noite. Curumim apressou-se em pedir à nossa equipe de cobertura que criássemos o quadro "Marcando a presença das faltas". Êita, Curumim véi arretado!

Ébio está fora por força do trabalho

Vovô não veio com suas teorias e táticas

 Jácio Pitoco ainda não apareceu esse ano

Nílson Baresi também perdeu a pelada

No geral
O artilheiro da semana é Sandro, com dois gols marcados, um em cada pelada.
O Bola Cheia da semana é Ademir, pelo seu desempenho no meio de campo da equipe Amarela na Primeira Pelada.
O goleiro Luiz fica com o prêmio de Luvas de Ouro, pela defesa no belo chute de Moacir.
Massilon fica como o destaque da semana, pelo desempenho em ambas as peladas.

 Massilon - Destaque da Semana

Então, é isso pessoal. Semana que vem tem mais.
No entanto o blog continuará sendo atualizado. 

Um comentário:

Dê sua opinião, mas fale sempre a verdade, sem palavrões, sem denegrir ninguém, usando o bom humor e, principalmente, se identificando corretamente.
Comentários maliciosos serão retirados do ar pela moderação do blog.